Jardim de Infância Monte Mouriz
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Já existia um pequeno jardim mas em Outubro de 2018 iniciamos a Horta.
2. Área aproximada da horta (m²)
18 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
no Pré-escolar trabalhamos todas as áreas pois são transversais a todo o trabalho desenvolvido na horta. Conhecimento do mundo, Formação Pessoal e Social e as Expressões nomeadamente linguagem e matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que seja necessário a sua colaboração, quando enviam plantas para plantarmos, ou nos explicam como se faz…
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos sentem-se especialmente bem quando vêm as plantas que plantaram a crescer e a ser utilizadas depois na confeção da sopa ou de saladas para comerem. Reconhecem ainda o valor dos produtos para a sua alimentação especialmente porque foram eles que ajudaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Conforme se vão cortando ou arrancando os legumes, vão sendo substituídos por outros, sendo as crianças a tomar parte ativa nessa tarefa. Recolhem os legumes, ajudam a lavar e levam para a cozinha para serem cozinhados. Também ajudam a arrancar ervas daninhas, com alguma ajuda para perceberem o que são as ervas e o que é a planta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi feita no início, com a ajuda de um trator da Junta de freguesia, com terra boa para o efeito, depois fomos arrancando as ervas daninhas, regando periodicamente em horas de pouco calor.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este ano ainda não conseguimos fazê-lo apesar de estar nos nossos planos. No próximo ano letivo será uma das primeiras coisas a fazer.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Principalmente as mais conhecidas na zona: couve galega, tronchuda, salsa, cenoura, brócolo, feijão, alho francês e repolho.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando chove só se deita água onde é necessário. Não chovendo aproveitamos as águas recolhidas que utilizamos para regar com pequenos recipientes e completamos com alguma água da mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Vamos reparando se tem alguma coisa e este ano o que nos apareceu foi “piolho” nos feijões que tratamos com cinza dos fogões.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os piolhos nos feijões, com cinza dos fogões
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Limpeza das ervas da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Todas tiveram impacto. As crianças gostam de trabalhar na horta e têm muito orgulho dos legumes que lá crescem e depois utilizam na alimentação.
Foto 1- Os produtos da Horta na nossa feirinha
Foto 2- Observando a horta e o crescimento das plantas
Foto 3- Apanhando hortaliça para a sopa