Colégio Guadalupe
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2013
2. Área aproximada da horta (m²)
150 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
12
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Pré, 1º ciclo, Ciâncias naturais e biologia
3.3. N.º de alunos envolvidos
150
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
20
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam contribuindo com sementes e com uma participação ativa na manutenção da horta
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Entrega de produtos da horta na cozinha do colégio para confeção de refeições;
- Organização de uma feira de produtos biológicos;
Divulgação nas redes sociais
- Participação em projetos internacionais
-
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe um professor coordenador que organiza a gestão de tarefas e tempos de responsabilidade.
Criação de um documento partilhado online onde são referidas as tarefas realizadas e os trabalhos a desenvolver
Todas as tarefas são executadas por educadoras, professores e alunos
7. Como é feita a preparação do solo?
Fertilizantes naturais
Limpeza anual pelo funcionário responsável
Utilização de canteiros
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangos, batatas, coentros, salsa, feijão, flores autóctones de portugal - Via Sementes de Portugal
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Rega manual
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Nãp
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Projetos de cariz científico
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na horta - mais de 6 vezes por ano com várias turmas e envolvendo cerca de 150 alunos
Projetos científicos - cerca de 2 vezes por ano envolvendo cerca de 40 alunos
Ambas as atividades têm um impacto forte na motivação para a aprendizagem, para a ciência e para a sustentabilidade
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Projetos científicos - cerca de 2 vezes por ano envolvendo cerca de 40 alunos
Ambas as atividades têm um impacto forte na motivação para a aprendizagem, para a ciência e para a sustentabilidade
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Um local acarinado por alunos, pais e funcionários