Colégio Guadalupe

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2013

2. Área aproximada da horta (m²)

150 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré, 1º ciclo, Ciâncias naturais e biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

20

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam contribuindo com sementes e com uma participação ativa na manutenção da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Entrega de produtos da horta na cozinha do colégio para confeção de refeições;
- Organização de uma feira de produtos biológicos;
Divulgação nas redes sociais
- Participação em projetos internacionais
-

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um professor coordenador que organiza a gestão de tarefas e tempos de responsabilidade.
Criação de um documento partilhado online onde são referidas as tarefas realizadas e os trabalhos a desenvolver
Todas as tarefas são executadas por educadoras, professores e alunos

7. Como é feita a preparação do solo?

Fertilizantes naturais
Limpeza anual pelo funcionário responsável
Utilização de canteiros

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, batatas, coentros, salsa, feijão, flores autóctones de portugal - Via Sementes de Portugal

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nãp

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Projetos de cariz científico

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aulas na horta - mais de 6 vezes por ano com várias turmas e envolvendo cerca de 150 alunos
Projetos científicos - cerca de 2 vezes por ano envolvendo cerca de 40 alunos
Ambas as atividades têm um impacto forte na motivação para a aprendizagem, para a ciência e para a sustentabilidade

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Projetos científicos - cerca de 2 vezes por ano envolvendo cerca de 40 alunos
Ambas as atividades têm um impacto forte na motivação para a aprendizagem, para a ciência e para a sustentabilidade

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Um local acarinado por alunos, pais e funcionários

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio Guadalupe

Professor coordenador da horta: Sandra Figueiredo