EB1 de AlFândefa da Fé

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Só este ano letivo foi criada a horta bio (8 meses)

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, português e expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com pouca frequência, mas sempre que solicitadas .
Colaboraram com o fornecimento de materiais , sementes, plantas, pneus, paletes de madeira e fertilizante orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação da horta bio na escola veio suscitar, nos alunos, conhecimentos sobre a prática da agricultura biológica.
- Promover a educação alimentar (uma alimentação saudável e sustentável).
- Envolver os alunos, as famílias e a comunidade escolar num modelo de sustentabilidade.
- Promover a interdisciplinaridade

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de 2º ano é a que está mais responsável pela manutenção da horta, rotativamente os alunos participam nas tarefas inerentes à manutenção, embora as restantes turmas observem e gostem de apreciar as plantações e o seu desenvolvimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta é vertical é muito fácil fazer a manutenção por parte dos alunos, todos gostam de participar nessas tarefas.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, alfaces, morangueiros e algumas flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água que se destina exclusivamente para uso na agricultura local.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização de pragas e doenças, quando se achar necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB1 de AlFândefa da Fé

Professor coordenador da horta: Jacinta Inocência Duque Fernandes