Escola Básica S. Miguel - Milharado
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Teve inicio apenas este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
Menos do que 50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Principalmente no fornecimento das sementes e plantas para semear e plantar as hortas. Sempre que solicitados pelos docentes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Nos alunos, a consciência da importância dos legumes/ vegetais para uma alimentação saudável; assim como a importância da agricultura biológica para a proteção da natureza. Na comunidade, na tomada de consciência sobre a importância, cada vez maior; de proteger o ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada por canteiros e cada turma é responsável pela manutenção e organização do seu canteiro; há canteiros repartidos nos quais a organização é feitas pelas salas/ turmas envolvidas.
7. Como é feita a preparação do solo?
É feita pelas turmas, segundo a organização de cada docente.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Vegetais: couves, alfaces, espinafres, nabiças, cenouras, rabanetes
Frutos: morangueiras
Flores: tulipas e amores perfeitos
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Com os produtos cultivados pelas turmas nos seus canteiros/ hortas algumas turmas confeccionaram, desde sopas (salas de jardim de infância), a saladas mistas, com frutas e legumes, que os alunos degustaram com gosto.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Sempre que as turmas se dirigiram à respetiva horta para dela cuidar , os docentes aproveitaram para trabalhar conteúdos que se adequavam, quer no que diz respeito à área de estudo do meio, quer de matemática (trabalho das quantidades de sementes/ legumes, criação de problemas...), quer de português com a proposta de trabalhos escritos de pesquisa ou apenas reportagem.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
Não existe.