Escola EB 2,3 Dr. João de Barros
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este é o segundo ano de implementação de uma horta no espaço escolar.
2. Área aproximada da horta (m²)
Têm aproximadamente 5 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação visual, educação tecnológica e ciências naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
26
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram convidadas a fornecer as sementes e plantas que foram utilizadas na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos evidenciaram uma grande motivação na realização de todos os trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi elaborada uma escala de serviço semanal com grupos de alunos responsáveis por procediam às atividades de manutenção, tais como: limpeza, retirada de ervas daninhas e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
Iniciou-se a preparação da terra com a retirada de todas as ervas daninhas e de algumas pedras . O terreno foi cavado pelos alunos e dividiram o espaço em partes (canteiros), de acordo com as espécies que pretendiam semear/plantar. A fertilização foi feita com algum "humús" retirado do compostor
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais utilizados para realizar a compostagem são, na maioria, provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano semeamos favas e coentros e plantámos alfaces, tomateiros, pimenteiros, cenouras e pepineiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos e é feita só quando é necessário.
Por questões de disponibilidade dos alunos é geralmente realizada no final do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente pelos alunos responsáveis pela horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os produtos recolhidos serão vendidos no dia eco-escolas que irá realizar no dia 14 de junho associado às comemorações do dia AEZZUF.