Horta pequena (até 50m²)



1 ano
5
2
Físico - química e educação especial
40
1
Sim
Na altura de escolher as espécies a semear as experiências dos familiares ligados à agricultura foi muito importante.
A elaboração da horta contribuiu para a sensibilização dos alunos acercada compostagem de da importância do cultivo de produtos biológicos.
Para além disso fez parte do plano individual de trabalho de um aluno com adaptações curriculares significativas permitindo-lhe a realização de tarefas que lhe davam prazer e que o fizeram desenvolver a motricidade.
Por fim desenvolveu em todos os envolvidos o sentido de responsabilidade e de brio em relação a uma atividade coletiva.
A manutenção da horta ficou ao cargo de um auxiliar da escola e de 3 alunos.
A limpeza do solo e a sua plantação foi repartida semanalmente por várias turmas entre o pré escolar e o 9ºano.
O solo é limpo recorrendo a enxadas para retirar as ervas.
Não utilizámos fertilizantes, embora estejamos em formação no que se refere a compostagem.
Não
Alfaces, tomates, salsa, coentros, pepinos e courgetes.
Não
A rega é distribuída por várias turmas semanalmente.
Não
Não
Não
A educadora do pré escolar achou muito importante realizar uma aula na horta.
Os alunos tiveram contacto com a terra e puderam plantar as suas próprias espécies. Tiveram à escolha várias hipóteses e escolheram conscientemente aquelas que preferiram. Daí em diante assumiram o papel de responsáveis pela sua própria planta e todas as semanas iam vendo a evolução.