Escola Básica Professor Arménio Lança
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²)
5
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Físico - química e educação especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na altura de escolher as espécies a semear as experiências dos familiares ligados à agricultura foi muito importante.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A elaboração da horta contribuiu para a sensibilização dos alunos acercada compostagem de da importância do cultivo de produtos biológicos.
Para além disso fez parte do plano individual de trabalho de um aluno com adaptações curriculares significativas permitindo-lhe a realização de tarefas que lhe davam prazer e que o fizeram desenvolver a motricidade.
Por fim desenvolveu em todos os envolvidos o sentido de responsabilidade e de brio em relação a uma atividade coletiva.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta ficou ao cargo de um auxiliar da escola e de 3 alunos.
A limpeza do solo e a sua plantação foi repartida semanalmente por várias turmas entre o pré escolar e o 9ºano.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo recorrendo a enxadas para retirar as ervas.
Não utilizámos fertilizantes, embora estejamos em formação no que se refere a compostagem.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, tomates, salsa, coentros, pepinos e courgetes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é distribuída por várias turmas semanalmente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A educadora do pré escolar achou muito importante realizar uma aula na horta.
Os alunos tiveram contacto com a terra e puderam plantar as suas próprias espécies. Tiveram à escolha várias hipóteses e escolheram conscientemente aquelas que preferiram. Daí em diante assumiram o papel de responsáveis pela sua própria planta e todas as semanas iam vendo a evolução.