EB 1/JI de Vinha da Rainha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No projeto EcoEscolas há 4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todas as áreas do currículo
3.3. N.º de alunos envolvidos
39
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Em projetos esporádicos, sobretudo contribuindo com novas espécies de cultivo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças passaram a interessar-se mais pela agricultura biológica e pelos seus benefícios, tanto na gestão de recursos do planeta quanto na influência na sua saúde
As famílias investiram mais na participação das crianças nas suas hortas caseiras e passaram a estar mais atentas à sustentabilidade das mesmas.
Algumas famílias passaram a utilizar a compostagem por influência das crianças.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi criado um quadro de tarefas, para a distribuição das mesma:
- Limpeza das ervas daninhas;
- Rega;
- Limpeza de caracóis;
- Recolha de produtos;
- Sementeira e plantação de novas espécies.
7. Como é feita a preparação do solo?
A primeira limpeza de terreno e preparação do solo, com a ajuda do funcionário da Junta de Freguesia.
A limpeza mais minuciosa, pelas crianças com ajuda das professoras, educadoras e funcionárias da escola e jardim de infância.
A fertilização apenas com recurso à compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as cascas do projeto fruta escolar e outros resíduos a maior parte retirada da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebolas;
Diversos tipos de couve (lombarda, coração de boi, roxa; couve flor, repolho, portuguesa);
Alface;
Alhos;
Favas;
Alho francês;
Courgette;
Tremoço,
Feijão;
Abóbora;
Beterraba.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que possível reaproveitando águas residuais
Com o mínimo de gasto de água possível.
Está a ser criada uma forma de recolha da água da chuva, já existe o contentor, estamos à espera da instalação de caleiras.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Através do registo das crianças do 3º e 4º ano - mensal.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foi realizada uma feira, no recinto escolar, "Feirinha de Outono" onde estiveram presentes apenas produtos biológicos, colhidos ainda na horta e trazidos das hortas familiares das crianças.
Estiveram envolvidas todas as crianças (jardim de infância e primeiro ciclo), as famílias, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipa, a Associação da Vinha da Rainha e toda a comunidade em geral.
Neste dia, hasteou-se ainda a Bandeira Verde relativa ao ano 2017/2018.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confecção de sopa
Com os legumes da horta e alguns outros produtos trazidos de casa, confeccionámos uma sopa que todos comeram com muito prazer!
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Aula de matemática na horta (de várias dezenas das realizadas em todas as áreas curriculares)
Calculo de áreas, estudo das áreas a plantar com cada cultura.
Medições, cálculos e estudos.
Organização de projeto.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Foram realizadas muitas atividades experimentais, o resultado... aprender fazendo. Uma certeza, tudo o que foi observado, foi aprendido e compreendido de VERDADE!