Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
8 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Português, matemática e estudo do meio.
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Colaborando na preparação do espaço (este ano em plataformas feitas com o aproveitamento de paletes), na preparação da terra e explicando como se faz uma sementeira ou plantação e, também, doando plantas, sementes e ervas aromáticas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O maior impacto na comunidade verifica-se na altura da Feira das Sopas a realizar na comunidade por uma instituição local (Projeto Radical), que é parceira da escola no Projeto Eco-Escolas. Nesta feira a escola está presente com a apresentação e serviço de uma sopa confecionado com os produtos da nossa horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É elaborado um calendário com as datas e distribuição de tarefas pelas turmas do 1º ciclo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como a horta é feita em caixas construídas com o aproveitamento de paletes o solo é preparado a partir de terra e compostagem do pinhal misturada com terra do campo.
A fertilização é feita com a compostagem natural e com algum estrume trazidos pelos pais dos alunos.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas utilizadas são os produtos locais como cebolas, alfaces, cenouras, salsa, tomateiros, couves, espinafres, beterraba, morangueiros, batatas, feijão e ervas aromáticas tais como orégãos, cebolinho, tomilho, hortelã, alfazema, lavanda, rosmaninho petúnias, suculentas, malmequeres e sardinheiras. Estas plantas servem para proteger a horta, atrair polinizadores, ao mesmo tempo que dá cor e alegria à nossa horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de acordo com o calendário estabelecido e atendendo às condições climatéricas. É feita pelos alunos, sempre acompanhados por professores ou assistente operacional.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
As duas atividades são realizadas no mesmo dia. É confecionada a nossa sopa biológica com os nossos produtos da horta que depois é vendida na Feira das Sopas de São Martinho da Cortiça, promovido pela instituição Projeto Radical, parceiro do nosso Projeto Eco-Escolas. Os pais dos alunos, os professores e auxiliares participam na elaboração da sopa e na sua venda. Os alunos estão convidados a saborear e comer a sopa biológica. O número de pessoas envolvidas estende-se a toda a comunidade escolar verificando-se grande impacto na comunidade devido à procura de que a nossa sopa foi alvo (cerca de 130 sopas vendidas).