Escola Secundária da Ribeira Grande

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Horticultura, Ciências Naturais, Microbiologia, Biologia, Componente tecnológica dos cursos Profij

3.3. N.º de alunos envolvidos

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com as sementes e plantio sempre que se justifique, ao longo de todo o ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- relevam preferência pelas aulas práticas e ao ar livre;
- mostram possuir mais conhecimentos sobre as benefícios dos produtos biológicos;
- todos os produtos produzidos na horta são consumidos;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A cada turma envolvida é entregue, no início do ano letivo uma parcela onde poderão cultivar os produtos do seu interesse, parcela esta que devem manter sempre bem cuidada.
Em cada aula, os alunos diagnosticam os trabalhos a realizar e procedem à distribuição dos mesmos pela turma, sempre com a orientação dos docentes e sempre que solicitado com a ajuda de funcionários da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo é feita a limpeza geral do espaço. A manutenção do espaço é feita ao longo do ano, recorrendo à rotação de culturas. A fertilização é feita com composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

-Compostor;
-ervas secas/aparas de madeira da oficina;
- relva;
- cascas de fruta obtida da preparação de saladas de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- cebolas,
-alhos,
-ervas aromáticas;
-batata doce,
-couve;
-repolho;
-cenoura;
-rúcula;
-tomates;

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É realizada nas horas de menor calor e com recurso à água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A única praga verificada é a de lagarta e o seu controlo é manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Salienta-se o concurso de Sopas da Escola Secundária da Ribeira Grande realizada uma vez por ano, envolvendo a Câmara Municipal, Juntas de freguesia do concelho, Santas Casa e toda a escola com a comparência de aproximadamente 1500 pessoas e comunicação social.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Participação na Feira da Saúde com a exposição de produtos da horta para toda a comunidade educativa, realizada uma vez por ano, envolvendo a Câmara Municipal, várias empresas locais, IPSS e toda a comunidade escolar, envolvendo aproximadamente 1500 pessoas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Aulas na horta várias vezes por semana, ao longo de todo o ano envolvendo aproximadamente 72 pessoas.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária da Ribeira Grande

Professor coordenador da horta: Solange Maria Teodoro Pacheco