Horta grande (superior a 50m²)



8
130 m2
6
Todas as áreas curriculares (1º ciclo) e as áreas de conteúdo da educação pré- escolar (pré-escolar)
120
5
Sim
Sempre que haja disponibilidade, por parte, das famílias, para a manutenção da horta (preparar a terra para semear ou plantar, arrancar ervas daninhas, semear ou plantar e na compra/venda dos produtos hortícolas semeados ou plantados.
Os alunos revelaram interesse em mexer na terra e em experimentar, a profissão de hortelão, semear, plantar e cuidar da manutenção da horta, bem como, orgulho em levar para casa, os produtos por eles semeados ou plantados.
Na comunidade, a excelente adesão, por parte, das famílias e restante comunidade em participar sempre que solicitados e em adquirir os produtos hortícolas da horta após, a divulgação do Mercadito na página da escola.
Semanalmente, cada turma envolvida no projeto fica responsável por tratar do seu talhão bem como regar os restantes, rotativamente.
A limpeza do espaço foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos em retirar as ervas daninhas e o pequeno lixo lá existente. Relativamente à fertilização da terra, foi realizada de forma ecológica e contou com a colaboração do parceiro ANIME.
Não
As culturas semeadas/plantadas são: alface roxa, alface folha lisa, tomate cherry, courgette, couve galega, favas, ervilhas, batatas, morangos, abóboras, alho, cenouras e ervas aromáticas (hortelã e,coentros) após, pesquisa da melhor época para as semear, plantar e/ou colher os alimentos.
Sim
A gestão da rega é realizada com o reaproveitamento da água das chuvas (inverno) e com uma mangueira ligada à rede de abastecimento de água ou regador nas outras estações do ano. A rega é realizada no período da manhã, o mais cedo possível e ao final da tarde.
A praga da lagarta do pinheiro é controlada através da construção de abrigos para chapins. Estes foram colocados na nespereira existente na horta. As formigas foram controladas com as borras do café consumido na sala dos professores. Para controlar, o piolho, colocámos, urtigas em água (até cheirar mal) e pulverizámos as plantas com este liquido. O charco com vida também é facilitador para controlar, outras pragas.
Sim
A praga de formigas foi controlada, com borras do café, consumido na sala dos professores.
Sim
No charco com vida habitam, peixes da família da Gambúsia e rãs.
construção de espantalhos com a reutilização de material de desperdício.
As aulas na horta realizaram-se algumas vezes e foram explorados vários conteúdos curriculares, nomeadamente, no estudo do meio, na matemática, entre outros (1º ciclo do ensino básico).
Na educação pré-escolar, também, se articularam, de forma transversal, todas as áreas de conteúdo contempladas para a educação pré-escolar. O desafio começou no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita com a exploração da história "A Horta do Simão".
Os alunos participaram ativamente no decorrer das mesmas com interesse e curiosidade.
No Global Action Days ,lançou-se um desafio a todas as turmas que foi, construir um espantalho, a partir de, reutilização de material de desperdício.
Os alunos aderiram com interesse, empenho e criatividade na operacionalização dos mesmos.
O resultado foi, uma horta guardada com criatividade e o desenvolvimento de competências nas áreas de investigação, expressão plástica e ao nível da formação pessoal e social (cooperação, entreajuda...).
O trabalho, em articulação, com as famílias foi facilitador das aprendizagens e enriqueceram os conhecimentos dos alunos relativamente à horta com a realização de atividades práticas que aumentaram a sua literacia para a produção sustentável de alimentos.
A manutenção do Charco com vida; a realização do Mercadito com produtos hortícolas colhidos na horta; a utilização de alguns legumes para lanches (eventos na escola), nomeadamente, tomate cherry e cenouras.