Horta pequena (até 50m²)



Há 7 anos
16 m2
13
Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio
200
5
Sim
Os Pais envolvem-se neste projeto através da doação de sementes e plantas.
Também são muitas vezes convidados pelos próprios filhos na observação da evolução natural da horta.
As folhas do loureiro, são vendidas na escola ( entre outros alimentos) para angariação de fundos para a Viagem de Finalistas do 4º ano.
Os alunos passaram a ter um conhecimento real do desenvolvimento das plantas, tal como na diferenciação das mesmas e das várias sementes.
Desenvolveram também o seu conhecimento nas diferentes utilidades de cada planta (aromatizar, infusões, frutos, folhas comestíveis, sementes comestíveis, etc), tal como a importância em consumir produtos naturais e isentos de pesticidas, herbicidas, fertilizantes.
Consumiram alguns produtos da horta, como ervilhas, alface, couve, feijão verde, tiveram contacto com plantas de infusão, tal como a erva-cidreira, com ervas aromáticas ( salsa e coentros).
A terra é preparada em janeiro, por docentes, funcionárias e alunos.
Cada semana é uma turma a cuidar da horta; regando, colhendo os alimentos possíveis, arrancando as ervas daninhas, colocando resíduos no compostor.
O terreno é preparado em janeiro.
São plantadas e semeadas as plantas adequadas a cada época e possíveis na nossa pequena horta.
A horta é mantida, como referido no ponto 6 e fertilizada com fertilizantes naturais retirados do compostor.
Sim
Existe um compostor à entrada do pátio da escola no qual são colocados, quase diariamente: cascas de ovos, cascas de cebola, cascas de batata, casacas de fruta, cascas de cenoura, restos de salada,ervas daninhas, relva, etc
Morangueiro; couves; alfaces; ervilhas; favas; feijoeiro; pepino; macieira; laranjeira; limoeiro; nespereira;
Não
É regada com regador sempre que é necessário e em dias de chuva.
Não.
Não
Sim
Uma tartaruga no lago da escola que se alimenta de folhas de alface, esporadicamente.
Foram confecionadas: saladas, sopas, ervilhas guisadas; com produtos da horta duas vezes no ano, uma vez que o tamanho da nossa horta é reduzido.O sumo e a raspa da casca dos limões foram utilizados na confeção de bolos e no tempero da comida. As laranjas foram consumidas como sobremesa, tal como as nesperas, maçãs e morangos simples e em saladas de fruta.
Todos os alunos se deslocam frequentemente à horta tendo em vista a sensibilização para a importância deste tipo de alimentos na nossa alimentação. e a importância da incrementação deste tipo de hortas no futuro. Estudaram também a constituição e o desenvolvimento das plantas desde a semente até ao fruto.( não temos registo fotográfico...)
Todos os alunos se deslocam frequentemente à horta tendo em vista a sensibilização para a importância deste tipo de alimentos na nossa alimentação. e a importância da incrementação deste tipo de hortas no futuro. Estudaram também a constituição e o desenvolvimento das plantas desde a semente até ao fruto.
A importância da criação de compostores em quintais e hortas, sempre que possível.
A implementação e desenvolvimento de espaços verdes sempre que exista espaço.