Jardim Escola João de Deus
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
16 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
13
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os Pais envolvem-se neste projeto através da doação de sementes e plantas.
Também são muitas vezes convidados pelos próprios filhos na observação da evolução natural da horta.
As folhas do loureiro, são vendidas na escola ( entre outros alimentos) para angariação de fundos para a Viagem de Finalistas do 4º ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos passaram a ter um conhecimento real do desenvolvimento das plantas, tal como na diferenciação das mesmas e das várias sementes.
Desenvolveram também o seu conhecimento nas diferentes utilidades de cada planta (aromatizar, infusões, frutos, folhas comestíveis, sementes comestíveis, etc), tal como a importância em consumir produtos naturais e isentos de pesticidas, herbicidas, fertilizantes.
Consumiram alguns produtos da horta, como ervilhas, alface, couve, feijão verde, tiveram contacto com plantas de infusão, tal como a erva-cidreira, com ervas aromáticas ( salsa e coentros).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A terra é preparada em janeiro, por docentes, funcionárias e alunos.
Cada semana é uma turma a cuidar da horta; regando, colhendo os alimentos possíveis, arrancando as ervas daninhas, colocando resíduos no compostor.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno é preparado em janeiro.
São plantadas e semeadas as plantas adequadas a cada época e possíveis na nossa pequena horta.
A horta é mantida, como referido no ponto 6 e fertilizada com fertilizantes naturais retirados do compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor à entrada do pátio da escola no qual são colocados, quase diariamente: cascas de ovos, cascas de cebola, cascas de batata, casacas de fruta, cascas de cenoura, restos de salada,ervas daninhas, relva, etc
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiro; couves; alfaces; ervilhas; favas; feijoeiro; pepino; macieira; laranjeira; limoeiro; nespereira;
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É regada com regador sempre que é necessário e em dias de chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Uma tartaruga no lago da escola que se alimenta de folhas de alface, esporadicamente.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foram confecionadas: saladas, sopas, ervilhas guisadas; com produtos da horta duas vezes no ano, uma vez que o tamanho da nossa horta é reduzido.O sumo e a raspa da casca dos limões foram utilizados na confeção de bolos e no tempero da comida. As laranjas foram consumidas como sobremesa, tal como as nesperas, maçãs e morangos simples e em saladas de fruta.
Todos os alunos se deslocam frequentemente à horta tendo em vista a sensibilização para a importância deste tipo de alimentos na nossa alimentação. e a importância da incrementação deste tipo de hortas no futuro. Estudaram também a constituição e o desenvolvimento das plantas desde a semente até ao fruto.( não temos registo fotográfico...)
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Todos os alunos se deslocam frequentemente à horta tendo em vista a sensibilização para a importância deste tipo de alimentos na nossa alimentação. e a importância da incrementação deste tipo de hortas no futuro. Estudaram também a constituição e o desenvolvimento das plantas desde a semente até ao fruto.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A importância da criação de compostores em quintais e hortas, sempre que possível.
A implementação e desenvolvimento de espaços verdes sempre que exista espaço.