Horta pequena (até 50m²)



10 anos
21 m2
2
Áreas de Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo
49
4
Sim
Participaram na preparação da terra, nas sementeiras e plantações e na manutenção da horta. Este envolvimento tem uma frequência quinzenal.
A horta permite contacto direto com a terra, observação do desenvolvimento das plantas, conhecer os fatores que influenciam esse desenvolvimento e promove uma alimentação saudável privilegiando o consumo de vegetais. As crianças aprendem que sendo uma horta bio não pode nem utiliza inseticidas químicos e que o adubo é o composto orgânico que ao longo do ano se forma no nosso compostor
Frequentemente, os pais e avós são levados pelas crianças a visitarem a horta, onde estes explicam, os produtos que temos, o que é o compostor e como se faz o composto orgânico. Ao fim de semana e durante as férias temos um avô que nos rega a horta.
A horta está dividida em parcelas devidamente identificadas.
Dependendo das condições climatéricas, os alunos regam a horta e retiram as ervas daninhas.
Para uma maior organização, os alunos são divididos em pequenos grupos de trabalho para a execução das tarefas.
Retiramos do solo todas as ervas daninhas e removemos restos da horta do ano anterior. Cavamos a terra e adubamos com composto orgânico produzido no nosso compostor.
Sim
A compostagem é feita num compostor que foi disponibilizado pela LIPOR.
Os materiais que utilizamos são: restos de fruta e legumes, cascas de ovos, saquinhos de chá e borra de café, aparas de jardim/horta, papel, palha e folhas secas. Deve-se sempre alternar as camadas de verdes e castanhos. Sempre que houver falta de humidade deve juntar água e remexer, se houver excesso junta-se palha, folhas secas ou papel.
As culturas que a nossa horta biológica produz são: batatas, abóboras, couves, alfaces, morangos, cebolas, feijões, tomates, pimentos, chuchu, hortelã, cidreira e salsa.
Sim
Na horta são utilizados dois tipos de rega: com o regador reutilizando a água da chuva e com mangueira utilizando a água da rede. A rega é sempre feita de manhã e ou fim da tarde evitando as horas de maior calor.
Fazemos a monitorização de pragas e doenças semanalmente.
Sim
O pulgão do feijão. Este foi combatido com sabão inseticida.
Dissolver 100 g de sabão azul, ralado, em 2 litros de água morna. Acrescentar aos poucos 50 ml óleo vegetal, mexendo sempre. Misturar o restantes 3 litros de água e deixar arrefecer por completo antes de usar. Colocar o preparado num pulverizador e aplicar nas plantas de preferência de manhã.
Não
No dia 8 e 9 de novembro realizamos a nossa Feira de Outono, para promover a alimentação saudável e a interação com as famílias. Na feira vendemos: doce de abóbora, fraquinhos com cidreira, raminhos de salsa, batatas, cebolas e chuchos, tudo produtos da nossa horta. Cada criança trouxe, de casa, produtos diferentes, dos nossos, colhidos nas hortas dos avós.
Foi uma forma divertida e pratica das crianças perceberem que os legumes, as frutas, os ovos e as compotas caseiras, fazem parte de uma alimentação saudável. Foi com empenho e convicção que as crianças venderam os produtos, às famílias, argumentando a sua qualidade.
Confeção de caldo verde (2x)
Confeção de sopa de legumes (2x)
Chá de cidreira (2x)
Confeção de doce de abóbora (1x)
Confeção salada de alface (6x)
Confeção salada de fruta com morangos (3x)
Nestas atividades existe sempre um grande envolvimento das crianças, porque são diferente e suscitam interesse e curiosidade aliados ao prazer de comerem alimentos produzidos por elas. Através da horta temos promovido um maior consumo de vegetais quer em sopas quer em saladas.
Depois de preparar a terra e fazermos as plantações e sementeiras cada turma, semanalmente, faz uma visita à horta para observar o desenvolvimento das plantas, a existência de pragas, tirar as ervas daninhas, regar, analisar o compostor e colher os produtos. Todas as visitas são momentos de aprendizagem porque a horta está em constante desenvolvimento e existe sempre coisas diferentes para observar. Foram trabalhados muitos conceitos que mais facilmente foram apreendidos no contacto direto com a horta. O envolvimento neste tipo de atividades suscita muito interesse, nas crianças, porque tem uma vertente prática.