Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há três anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Físca e Química, Ciências e Educação Especial e Educação Física
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Encarregados de Educação ajudaram na preparação do Terreno e na Plantação.
Outros Encarregados de Educação trouxeram plantas suas para o Horta-Bio
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Todas as turma do 1ºciclo, 2º ciclo e 3º ciclo participaram na plantação de um canteiro. Cada turma escolheu uma planta e ficou responsável pelo seu canteiro.
Todos os professores envolvidos e o clube eco-escolas são conscientes que esta atividade criou curiosidade e impato em grande parte dos alunos uma vez que muitos deles foi a primeira vez que viram fazer o processo de plantação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma ficou responsável pelo seu canteiro (regar e retirar ervas daninhas).
O clube eco -escolas (alunos e professores), em horários pre-definidos participam na manutenção da Horta-Bio
Os assistentes operacionais também coloboram na manuteção da Horta-Bio
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza, mobilização e fertilização foi feita pelos encarregados de educação e pelo clube- Eco-Escolas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas de árvores, restos de ervas daninhas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebolo, alho Francês, Batata, morango, Tomate, Cenouras, Pepino, Pimentos, Espinafres, Corgete,
Piri-Piri. Abóbora, Hortelã, Tomilho, Salsa.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com muito rigor sendo feita apenas nas horas de menor calor.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Entrega de um cabaz de produtos hortícolas a um Lar Residencial - Casa da Boavista
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na Horta
Foram planificadas e executadas aulas de carater prático, para todas as turmas do 5º ano, no âmbito dos conteúdos, germinação e reprodução das plantas na disciplina de Ciências Naturais.
Nestas aulas os alunos tiveram um contacto direto com as várias espécies de vegetais plantadas, tendo sido explorados diversos temas relacionadas com a germinação, plantação, desenvolvimento e manutenção utilizadas na agricultura biólogica.
Desta forma promoveu-se a inclusão e a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e preservação da natureza.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Os alunos que fazem parte do programa Eco- Escolas e os profesores envolvidos recolheram um cabaz dos produtos da horta-Bio e entregaram na Residência Sénior- Casa da Boavista, instituição que colabora ativamente em diversas atividades desenvolvidas na escola.