Escola EBI de Água de Pau
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3
2. Área aproximada da horta (m²)
aprox. 20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Disciplinas do Programa Ocupacional
3.3. N.º de alunos envolvidos
14
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez que algumas das famílias dos discentes encontram-se ligadas à agricultura e lavoura, foi-lhes possível um envolvimento ao nível da disponibilização de sementes e plantio.
Os encarregados de educação têm demonstrado uma boa colaboração, na medida que algumas vezes são os próprios a tomarem a iniciativa na disponibilização de algumas sementes e plantio de hortícolas. Assim, para além das autoiniciativas, os encarregados de educação também se envolvem e colaboram sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os Professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa reconhecem e dão valor à horta. Os alunos apresentam motivação e muito interesse em tratar/cuidar da hora, bem como orgulho. Atendendo à qualidade dos produtos cultivados na Horta Biológica e aos seus benefícios ao nível da saúde, os alunos têm tido muitas solicitações para a venda destes produtos na comunidade escolar. O entusiasmo dos alunos tem levado a que alguns deles ambicionem futuramente, abraçar um projeto onde possam cultivar e vender os seus próprios produtos agrícolas biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De uma forma geral, a manutenção da horta é realizada nas disciplinas lecionadas pelo professor Paulo Santos. Tem sido possível a realização de momentos de interdisciplinaridade, onde na matemática para a vida se recolhem medidas para a construção de vedações e de outros materiais, pesagem e contagem dos produtos hortícolas e na área de Português desenvolve-se a descrição e planeamento das tarefas realizadas e a realizar na horta.
Relativamente à distribuição de tarefas, antes da ida para a horta é registado no quadro da sala de aula as tarefas que cada grupo de discentes deverá concretizar, bem como, o material necessário. Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
Tarefas de manutenção realizadas: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Numa primeira fase, a terra foi cavada manualmente com enxadas, aproveitando-se as ervas para o compostor e para a produção de chorume. O fertilizante de origem animal disponibilizado por um encarregado de educação foi espalhado pela terra, ficando a mesma a descansar durante algum tempo. Após este período de tempo, deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas. Durante a rega é utilizado o chorume que é diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água). O composto é aplicado na terra depois de ultrapassado o seu processo de preparação do mesmo. Para além do descrito anteriormente, foi também criada uma pequena estufa para aceleração do crescimento dos hortícolas, utilizando alguns materiais recicláveis (plásticos; garrafões; garrafas; madeiras de paletes; ráfia).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor foi oferecido pela C. M. da Lagoa.
O composto é realizado com as aparas da erva cortada na escola e da monda realizada pelos alunos na horta, com restos de verduras da cantina da escola e de casa dos alunos e Professores. Posteriormente são colocados no compostor rudimentar criado pelos alunos (paletes e plástico para tapar). Foi também criado um biodigestor onde também são acumulados restos de verduras e ervas, criando-se neste caso o chorume que depois de diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água) é utilizado como fertilizante.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve portuguesa, alfaces, nabos, nabiças, cenouras, rabanetes, salsa, manjericão e courgettes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Regador (trocando ciclicamente pelos alunos), depósito de água num garrafão.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização das pragas é feita manualmente sempre que os alunos se encontram na horta, e sempre que necessário, como também através de armadilhas, calda de citrinos e serradura.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Piolho, lesmas, lagartas e caracóis. Para o piolho e lagartas foi utilizado uma calda de citrinos, feita com água e casca de laranja. Para os caracóis e lesmas foram utilizadas armadilhas e serradura.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta