Escola EB 1 de Viso
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
É o terceiro ano que a escola faz uma pequena horta.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta tem cerca de um metro quadrado.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Projeto de Turma.
3.3. N.º de alunos envolvidos
26
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuíram com algumas plantas para mudar como morangueiro, tomateiro, pimenteiro e hortelã.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos aprenderam o nome das plantas, os cuidados a ter quando se semeia, muda e rega.
Estão a começar a valorizar a importância dos vegetais na nossa alimentação.
Alguns pais começaram a fazer plantações de tomateiros, alfaces e ervas aromáticas em vasos e floreiras. Alguns copiaram o nosso sistema de rega "gota a gota" utilizando garrafas e garrafões.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias a Brigada Eco-Escolas do 3.º Ano vai verificar se a horta necessita de manutenção. Sempre que necessário faz a monda e enche as garrafas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo utilizado foi oferecido pela Loja AKI da Figueira da Foz e por isso não necessitou de limpeza nem fertilização.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa horta plantámos alface, morangueiro, tomateiro, pimenteiro, fisalis, espinafre e hortelã.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Conseguimos uma redução de água com a utilização de um sistema "gota a gota" artesanal com garrafas de plástico.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Uma vez por semana verificamos se as plantas têm pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aula sobre a germinação das sementes envolvendo os alunos da turma.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aula sobre a muda das plantas pequenas que resultaram da germinação relevando os cuidados a ter.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Apanhámos algumas alfaces que já estavam boas para se comer. Depois de as lavar, juntámos tomates, cebola e temperámos.
Já utilizamos alfaces no refeitório duas vezes mas ainda temos mais produtos em crescimento.