Escola Básica da Costa da Caparica
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
13
2. Área aproximada da horta (m²)
50 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
CEF - Operador de Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos
14
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Indiretamente
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos respeitam o espaço e preocupam-se com a sua manutenção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização e a repartição de tarefas estão integradas nas planificações das disciplinas envolvidas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita pelos alunos manualmente, utilizando utensílios agrícolas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Aparas de cortes de relva, ervas daninhas resultantes das monda e folhas e restos vegetais derivados da limpeza geral do jardim da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve, alface, cebola, alho francês, alho, nabiça, rabanete, espinafre, favas, e ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita pelos alunos através de uma escala pré-definida.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monotorização praticamente todos os dias
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagarta da couve e caracóis. Foram retiradas manualmente.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Colaboração dos alunos no projeto Sai e Age - Bairro Lelo Martins, na Costa da Caparica
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Mercadito na escola, o mercadito dos jardineiros, dirigido à comunidade escolar. Foi realizado 2 vezes ao longo do ano. Até ao final do ano letivo, será realizado mais uma vez.
Todos os alunos estiveram envolvidos na organização e execução do mercadito.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Os 14 alunos e a técnica responsável pelo curso, participaram na requalificaçãoda zona de convívio do Bairro Lelo Martins, no âmbito do projeto Saie e Age. Estiveram envolvidas cerca de 20 pessoas. Foram utilizados vários espécimes vegetais cultivados pelos alunos na horta da escola.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Projeto da associação de pais com os alunos das salas de estudo.
Cerca de 20 alunos e 2 responsáveis da associação de pais.
No decorrer do ano.