Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Especial/Inclusiva, Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Através da associação de Pais, sempre que são solicitadas, plantando, regando e colocando a rega gota-a-gota e fresando o terreno para o pomar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Conseguiu envolver toda a comunidade escolar pois o alargamento da horta para a criação de um pomar, com uma árvore representativa de cada turma,docentes, não docentes, associação de Pais, Junta de freguesia e Câmara municipal permitiu o envolvimento de todos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um escalonamento para a rega, semanal, e as restantes plantações são realizadas pela educação especial com os alunos a realizarem o seu PIT.
7. Como é feita a preparação do solo?
Com os alunos da educação especial, devidamente orientados por professores e funcionários e quando necessário, ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia. A fertilização é feita com estrume de cavalo, quando necessário, cedida por um encarregado de educação.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos da cantina e folhas, ervas que são apanhadas na escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Brócolos, couve-for, alface, salsa, coentros, curgetes, beterraba, pimentos, tomates, couve lombarda, couve portuguesa, couve coração, beringela, alhos francês e feijão.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Dentro da estufa é feita com a ajuda da humidade criada, fora é com regadores (água recolhida) e mangueira quando necessário. Estamos a aguardar a colocação de automatismo para a rega gota-a-gota por um encarregado de educação.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Formigas, colocando limão com cravinho espetado, nos canteiros.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aula de PIT ao longo do ano letivo. Os alunos de educação inclusiva realizaram ao longo do ano letivo o seu plano de trabalho de transição com a disciplina "Horta". Aprenderam as várias técnicas de cultivo, de limpeza, de apanha e manutenção de espaços verdes.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Plantação do pomar escolar. Plantação de um pomar de 25 árvores relativas a todas as turmas, funcionários, professores, Pais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal. Esta atividade que se iniciou no dia 21 de março está a envolver toda a comunidade na manutenção do espaço e envolvimento nos processos de crescimento.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Aula de Ciências Naturais. Ao longo de ano e de acordo com o programa, foram sendo dadas aulas de ciências naturais, 5º e 6º ano no local da estufa e pomar para que os alunos possam ver em tempo real, temas como a reprodução das plantas; a alimentação saudável com a escolha de produtos locais e biológicos; a eliminação de pragas sem recurso a produtos químicos e noções básicas de técnicas agrícolas e tratamento de solos.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta tem permitido à escola manter toda a comunidade envolvida e interessada num projeto que é de todos e para todos e que tem vindo a crescer, tal como as nossas plantas nos últimos anos.