Horta grande (superior a 50m²)



Existiu em tempos uma pequena horta que foi abandonada. No corrente ano letivo está a implementar-se uma nova horta, de raíz, grande, de modo a que todas as turma da escola sejam responsáveis e possuam uma parte da mesma.
1300 metros quadrados
5
Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Geografia
compostagem todos; horta cerca de 40 diretamente, em atividades teóricas cerca de 40e
2
Sim
Por vezes encarregados de educação tem colaborado, por exemplo, uma das pessoas que lavrou o terreno é pai de um dos alunos do oitavo ano; uma carrada de estrume foi oferecida pelo avô de um aluno do sexto ano; alguns encarregados de educação tem incentivado o aproveitamento de resíduos para compostagem.
. Com as atividades de compostagem e criação de uma horta biológica tem sido promovido o sentido de responsabilidade e a entre ajuda entre entre os elementos da comunidade escolar;
. Alguns alunos que tem tarde sem aulas e residem em locais onde é necessário utilizar transporte publico ocupam tempo livre a executar atividades na horta;
Neste ano de implementação da horta, uma professora do conselho eco escola assumiu a responsabilidade de verificar as tarefas a desenvolver e quando tem sido viável as mesmas são realizadas em aulas de Cidadania e Desenvolvimento ou em duas tardes por semana em que a professora e alguns alunos voluntariamente realizam atividades no espaço da horta; no fim-de-semana a mesma professora tem procedido a rega das plantas e retirado ervas daninhas, entre outras ações.
Para o próximo ano letivo foi elaborada uma proposta de funcionamento da horta no formato clube da horta para além das atividades a realizar neste espaço em contexto de aulas de algumas disciplinas.
A limpeza do terreno foi realizada por funcionários da Autarquia;
O terreno foi charruado por um encarregado de educação;
A gradagem do terreno foi realizada por funcionários da autarquia;
Como o terreno é muitíssimo pobre foram cedidas cinco carradas de estrume de cavalariças de cinco herdades da região. O estrume foi espalhado no terreno quando este foi charruado e gradado;
No terreno existem dois pequenos sobreiros , uma laranjeira e dois marmeleiros que um jardineiro podou.
Todos os alunos e funcionários da escola colaboraram no aproveitamento de resíduos orgânicos para compostagem provenientes da cozinha, bufetes e resultante da relva ou árvores da escola.
Sim
Os materiais utilizados para produzir composto são os resíduos orgânicos do bufete e da cozinha da
nossa escola, resíduos relativos à jardinagem na escola tais como resultantes da poda de árvores e do corte de relva e alguns alunos e funcionários tem colocado as cascas da fruta quando a comem nos intervalos das aulas. Os alunos também recolhem resíduos do bar da escola secundária.
Neste momento temos catorze árvores embora duas delas sejam dois jovens sobreiros que já se encontravam no espaço da horta, além destes possuímos uma laranjeira, um limoeiro, dois marmeleiros, uma romãzeira, duas amendoeiras, uma oliveira, duas figueiras, uma macieira, uma árvore de dióspiros.
Temos plantas de framboesas, de amoras, mirtilos, lúcia-lima, alecrim, rosmaninho, lavandula, hortelã e ainda apesar de só iniciarmos o cultivo no terceiro período letivo, conseguimos cultivar tomateiros, pimenteiros, cebolas, aboboreiras e feijão verde.
Não
Estamos a providenciar a recolha de água da chuva de um telhado muito próximo da horta; encontramo-nos na fase de recolher ideias e orçamentos.
A rega é feita recolhendo água de uma torneira com regadores e usando uma mangueira para regar as árvores.
A fim de poupar água solicitamos ao nosso eco parceiro autarquia a oferta de um sistema de rega gota-a-gota, que esperamos alcançar.
Não
Não
Um grupo de professoras da escola realizou uma ação de formação promovida pelo Centro de Formação Beatriz Serpa Branco (Évora) dinamizado por responsável da associação Re-Planta relativo a compostagem e hortas biológicas.