Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (ex-Escola EB 2,3 e Sec. do Carmo)
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 7 anos. Neste momento temos uma horta já de alguma dimensão, dividida em duas partes. Uma para as ervas aromáticas e/ou de chá e a outra para cultivo de legumes e hortaliças.
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Oficina das Ciências e Físico-Química
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta em recinto escolar contribui positivamente nos nossos alunos, uma vez que a mesma é visitada, por diversas turmas, com o objetivo de sensibilização para uma alimentação saudável e variada, dado que se trata de uma horta com produtos variados e todos de origem biológica. Contribui também para o conhecimento da diversidade de plantações possíveis de acordo com a altitude e tipo de solo presente. É também um espaço de aprendizagem para os alunos, pois aprendem a cultivar diversos legumes e não só.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existem quatro professores responsáveis pela organização da horta. A manutenção da mesma e as tarefas são realizadas por um professor em coordenação com dois funcionários da escola que têm a função da rega diária (quando necessária) e também a plantação e colheita dos produtos. Os alunos do clube Eco-Carmo participam na limpeza, plantação e colheita das espécies.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e feita apenas com a monda.
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparecem chicórias (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
A fertilização e feita apenas recorrendo a chorume e composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com parte dos resíduos de cantina (o restante é usado para alimentação de animais de um funcionário da cozinha) e com folhagens obtidas nos diversos jardins da escola.
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta tem uma grande variedade de plantas: alfaces, chicórias, cebolas, salsa, coentros, aipo, rabanetes, beterrabas, favas, espinafres, pimentas, fisálias, tomilhos, mentas, salva, morangueiros, artemísias, planta de caril, alecrim, batatas, doces, tremoços e grão-de-bico (estas 2 últimas plantações são curiosidades desde ano).
Dado que há poucos alunos a colaborarem na horta não foi possível fazer um planeamento mais efetivo.
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada diariamente, se necessária, com recurso a água canalizada e são usados aspersores.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita visualmente e semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apareceram algumas lagartas e lesmas mas não afetaram a produção. Usou-se casca de ovo maçada para evitar que as lagartas comessem as alfaces a as couves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Há produtos da horta que são usados para a confeção das refeições escolares (espinafres, alfaces, couve todos os dias, brócolos, etc), pelo menos 2 vezes por semana. Estes produtos são colhidos pelos cozinheiros, de acordo com a necessidade semanal.
Os bares dos alunos e dos professores disponibilizam chá, todos os dias, com diferentes ervas aromáticas obtidas na horta (hortelã-pimenta, pessegueiro-inglês, caninha, etc.)
Foram realizados ao longo do ano letivo 15 mercados “Mercado Eco-Carmo” em que se vendeu as cebolas, alfaces, pimentões, beterrabas, espinafres, tomilho, aipo, segurelha, coentros, alecrim, etc,
Os rabanetes, alfaces e chicória em excesso ou em quantidades insuficientes são entregues na cantina para confecção de saladas, sendo servidas aos alunos e aos professores de forma gratuita.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na nossa horta são cultivadas espécies de flores que dão outra cor e vida à mesma. Destacam-se as rosas e os cravos.