Escola EB 2,3 João Villaret
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1. 6 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
25
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ensino Especial, Ciencias Naturais,e Trabalho de projeto.
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos fazem o “Mercado na escola” para vender os produtos colhidos, esta atividade é de grande importância para todos especialmente para aqueles que têm mais dificuldades de aprendizagem e cujo currículo está baseado nas aprendizagens funcionais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos envolvidos têm no seu horário uma vez por semana a atividade na Horta que está incluída no tempo definido para o “Trabalho de projeto”. A manutenção e cuidados mais específicos da Horta estão a cargo do Sr Manuel que é Assistente Operacional na Escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é lavrado em parceria com a Junta de Freguesia.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Ervas daninhas e matéria vegetal da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batatas, morangos, ervas aromáticas, favas,ervas aromáticas, ervilhas, alfaces, rúcula, espinafres, couve flor, cebolas, várias arvores de fruto: limoeiro, romanzeira, ameixieira, marmeleiros, laranjeira, framboesa, oliveiras e outras. Assim como há um espaço para o jardim onde estão plantadas diversas flores: malmequeres, cravos, rosmaninho, alecrim e outras.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com uma mangueira. As árvores do pomar são regadas com sistema gota a gota
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis e lesmas. Temos uma atividade de trabalho na horta que é apanhar estes bichos á mão!
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
os 20 alunos são envolvidos na dinamização da feira assim como assistentes operacionais e professores e a restante comunidade escolar participa na aquisição dos produtos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
os 20 alunos, assistentes operacionais e professores são envolvidos na confeção de sopas e outros pratos e a restante comunidade escolar participa na aquisição dos produtos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Alunos dos 2º e 3º ciclos plantaram árvores e observaram o ecossistema " horta".