Escola EB 2,3 João Villaret

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1. 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ensino Especial, Ciencias Naturais,e Trabalho de projeto.

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos fazem o “Mercado na escola” para vender os produtos colhidos, esta atividade é de grande importância para todos especialmente para aqueles que têm mais dificuldades de aprendizagem e cujo currículo está baseado nas aprendizagens funcionais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos envolvidos têm no seu horário uma vez por semana a atividade na Horta que está incluída no tempo definido para o “Trabalho de projeto”. A manutenção e cuidados mais específicos da Horta estão a cargo do Sr Manuel que é Assistente Operacional na Escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é lavrado em parceria com a Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas daninhas e matéria vegetal da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, morangos, ervas aromáticas, favas,ervas aromáticas, ervilhas, alfaces, rúcula, espinafres, couve flor, cebolas, várias arvores de fruto: limoeiro, romanzeira, ameixieira, marmeleiros, laranjeira, framboesa, oliveiras e outras. Assim como há um espaço para o jardim onde estão plantadas diversas flores: malmequeres, cravos, rosmaninho, alecrim e outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com uma mangueira. As árvores do pomar são regadas com sistema gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas. Temos uma atividade de trabalho na horta que é apanhar estes bichos á mão!

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

os 20 alunos são envolvidos na dinamização da feira assim como assistentes operacionais e professores e a restante comunidade escolar participa na aquisição dos produtos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

os 20 alunos, assistentes operacionais e professores são envolvidos na confeção de sopas e outros pratos e a restante comunidade escolar participa na aquisição dos produtos.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Alunos dos 2º e 3º ciclos plantaram árvores e observaram o ecossistema " horta".

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 João Villaret

Professor coordenador da horta: Sandra Duarte