Escola EB 2,3 Júlio Brandão
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
100 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
9
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Educação Física, EMRC, EV/ET, História
3.3. N.º de alunos envolvidos
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias/Encarregados de Educação são chamadas a participar e colaborar nas iniciativas promovidas pelo clube Eco-escolas. Este ano letivo já participaram através do preenchimento de questionários, na cedência de plantas, sementes e de um reservatório para recuperar águas das chuvas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza.
Pretende-se também que que os alunos sejam capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos e na adoção de uma alimentação mais saudável.
A horta da escola tem fornecido alimentos saudáveis e contribui para a mudança de atitude em relação aos maus hábitos alimentares.
Os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem.
Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Clube Eco-escolas e a distribuição de tarefas é feita todas as quartas-feiras. No entanto, outras turmas têm feito várias iniciativas na horta, como por exemplo: sementeira de árvores autóctones, construção de um caleiro para recuperar as águas das chuvas, elaboração de placas identificativas para as plantas existentes, construção de abrigos para pássaros.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiro é feita a mobilização do solo com o recurso a um motocultivador, permitindo desta forma melhorar o arejamento do solo.
De seguida, é feita a fertilização com o uso do composto produzido na horta, são adicionadas cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Utilizamos ainda água obtida através da infusão de cascas de banana e as borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar trás para a escola.
O solo é arejado com um motocultivador e depois feita a manutenção à enxada. As ervas daninhas são tiradas frequentemente e sempre que se iniciam novas culturas é misturada a terra com o composto produzido. São adicionadas cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Realizamos fertilizantes naturais como a água obtida através da infusão de cascas de banana. Usamos ainda as borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar traz para a escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é essencialmente realizada com os restos orgânicos da cantina da escola, borras de café do bar, ervas e folhas recolhidas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Usamos várias plantas companheiras: alface - aipo - cenoura; tomate - cravo-túnico; alface-morangueiro; beterraba - alho-alface; rúcula-alface; acelga – alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi construído um caleiro para recolha das águas das chuvas, com o recurso a garrafas de plástico PET. O armazenamento é feito através de um reservatório fornecido pelos encarregados de educação.
Os professores envolvidos fazem um escalonamento de regas. Prepara-se rega automática e gota-a-gota para ficar para o verão.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Aproximadamente mensal. Aplicam-se alguns inseticidas naturais: infusão de camomila e cavalinha, chorume de urtiga, infusão de cravo-túnico e cascas de ovos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Verificaram-se ataques de mosca branca e caracol/lesma. Foram plantadas calêndula, capuchinhas e coentros e pulverizadas as culturas com infusão de camomila e cavalinha e colocadas cascas de ovos junto dos pés das plantas.
As favas têm bastantes formigas que trazem com elas os pulgões. Para resolver o problema as favas serão pulverizadas com uma mistura de água com vinagre.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Minimercado - disponibilização de alguns produtos da horta consoante a quantidade produzida (mais ou menos quinzenalmente). Os professores e alunos clube Eco-escolas (20 pessoas) recolhem os produtos e disponibilizam na sala dos professores, dependendo da disponibilidade de produtos. Até ao momento fizeram-se 5 minimercadinhos. Por serem ainda poucos produtos colhidos não tem sido possível, até ao momento alargar este mercadinho ao resto da comunidade educativa. No entanto, conseguido responder a algumas solicitações mediante a disponibilidade dos produtos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Parceria com o Curso de Restauração e Bar (+/- 50 pessoas envolvidas)
A Horta tem uma parceria com o curso mencionado a funcionar na escola secundária do Agrupamento. Disponibilizamos aromáticas frescas e secas e cultivamos alguns produtos que nos foram solicitando, como cenouras baby e flores comestíveis. Os alunos do curso têm também a oportunidade de ver como se cultivam e de colher os próprios produtos. São disponibilizados estes produtos semanalmente.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Berçário (+ de 300 alunos participantes)
O Berçário Júlio é um berçário de árvores autóctones. Foram envolvidas várias turmas que quando têm disponibilidade podem ajudar a enriquecer e semear mais espécies/exemplares. Temos sempre disponíveis os vasos, substrato e sementes. Têm-se feito várias iniciativas com as árvores que vão nascendo e crescendo. Colaboramos com a Sociedade Portuguesa da Química e Tabela Periódica e fornecemos a todas as escolas do agrupamento (10) carvalhos com placas de identificação, construídas pelos nossos alunos para plantarem no dia da árvore. Futuramente, quando estiverem maiores, pretendemos alargar esta iniciativa à comunidade em geral doando árvores a quem quiser usá-las. A sua manutenção é realizada pelos professores e alunos do Clube Eco-escolas, mas sempre que há turmas disponíveis estas também participam.
A manutenção do berçário é deita semanalmente e a sementeira foi feita no outono e primavera por várias turmas. No dia da árvore foram disponibilizadas árvores para plantação nas escolas do agrupamento.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta (estufa) é partilhada com a professora Ana Mendes de EMRC que desenvolve um trabalho mais especifico com alunos de necessidades especiais. Partilhamos com eles conhecimentos e experiências e fazemos troca de sementes biológicas.
Ao longo do desenvolvimento da horta preocupamo-nos em fazer a sua manutenção, nem sempre fácil, e o seu desenvolvimento sustentável. No início não víamos muitos insetos nem aves a rondar a horta, neste momento isso mudou: há imensas abelhas, abelhões e outros polinizadores e podemos escutar o cantar de muitas aves.
15.1. Link para a página da horta
https://ecoescolasjuliobrandao.blogspot.com/; https://www.facebook.com/camilo.castelobranco.10