Colégio Marista de Carcavelos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Ainda não existe, estamos a iniciar o projeto este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Físico-Química
3.3. N.º de alunos envolvidos
14
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias serão convidadas a visitar a horta e recolher alguns dos seus produtos. Essa visita poderá ser realizada mensalmente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Contacto dos alunos com o mundo rural.
Os alunos ficam a conhecer as diferentes espécies que podem cultivar numa horta biológica, podem depois transmitir esse conhecimento em casa.
Os alunos aprendem como preparar, cultivar e cuidar das plantas sem recorrer a químicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta será realizada semanalmente pelos alunos que fazem parte do clube das ciências experimentais e será supervisionada pelas três professoras.
Além disso a funcionária estará em constante alerta para qualquer problema que surja na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza será realizada pelos alunos em conjunto com as professoras.
A fertilização será feita de uma forma natural com recurso a fertilizantes orgânicos, esta pode ser realizada com facilidade a partir de matéria biodegradável, tal como as cascas de fruta e legumes, casca de ovos, entre outras. Compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Será realizada compostagem com:
Restos de legumes, folhas secas, ramos e arbustos, cascas de ovos, aparas de madeira, borras de café, sacos de chá entre outros.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Curgete, pepino, tomate, salsa, manjericão, nabiça, alface, morango, girassol e beterraba.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um furo na propriedade que permitirá regar regularmente a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Será feita a monitorização de pragas e doenças semanalmente por parte dos alunos com a ajuda das professoras.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Cabras, galinhas, ovelhas, porcos, patos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Existirá uma banca nos eventos que se realizam no Colégio onde serão apresentados/vendidos os produtos da horta.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Os produtos podem ser aproveitados pelo clube da eco cozinha para confecionar os pratos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta está inserida na quinta pedagógica do Colégio Marista de Carcavelos.