Horta pequena (até 50m²)



Todos os anos temos feito, desde pelo menos, há 4 anos.
50m2
6
Ciências, linguagem oral e escrita, matemática, música.
145
2
Sim
Sempre que solicitadas. Em média de 2 em dois meses. Temos, agora, um coordenador da horta, um avô, que vem tirar as ervas daninhas e mobiliza outros familiares para ajudarem na manutenção da horta.
A horta é mobilizadora da presença dos familiares na escola, quer diretamente através dos trabalhos de plantar e de semear, quer indiretamente, servindo de pretexto para virem contar histórias e, depois, desenvolvermos projetos ligados aos animais ajudantes da horta, aos alimentos e outros.
A coordenadora do projeto eco-escolas vai mobilizando as colegas, familiares, associação de pais, representante dos pais do "seu" grupo de crianças. As tarefas são, assim, repartidas pelo maior número de elementos possível, de forma a envolver todos, sobretudo chegando aos alunos.
Com a Associação de pais, esta convocando a colaboração da junta de freguesia e depois com a colaboração dos pais e avós das crianças. Limpam, fertilizam para depois semearmos e plantarmos.
Sim
O compostor possui terra, camadas de folhas secas e paus, aparas de madeira, serradura, ervas frescas e restos de alimentos, vegetais e frutas.
Pepinos, pimentos, batatas, tomates, alfaces, feijões diversos, feijão verde, favas, beterrabas, cenouras, ervas aromáticas, couves.
Sim
A rega é feita de manhã cedo, utilizando o mais possível a água do depósito de aguas pluviais.
Não tem sido necessário.
Não
Não
Fazemos duas a três feirinhas na escola por ano.
Usamos os vegetais da horta nas sopas e nas saladas.
Concursos: "As melhores ideias dão frutos", "Mar em tecido", "Horta biológica", "Eco código".
A horta tem servido de ponto de confluência curricular, uma vez que, tal como todo o projeto Eco-escolas, é congregadora de vontades em proteger o ambiente e em promover o sentido de pertença e integração no planeta. Toda a escola está mobilizada para cooperar neste projeto comum. Temos andado a ensaiar o rap da Capicua "Os ajudantes da horta" para todos juntos cantarmos na festa do agrupamento. Os grupos pré-escolares têm vindo a desenvolver projetos sobre os insetos, neste momento estamos a chegar ao fim de um mini trabalho de projeto sobre as abelhas. Amanhã é o fim do projeto cque será marcado pela vinda de um avô que é apicultor. Trará o equipamento e os utensílios próprios bem como os quadros das colmeias.