Escola Básica da Charneca
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Todos os anos temos feito, desde pelo menos, há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências, linguagem oral e escrita, matemática, música.
3.3. N.º de alunos envolvidos
145
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitadas. Em média de 2 em dois meses. Temos, agora, um coordenador da horta, um avô, que vem tirar as ervas daninhas e mobiliza outros familiares para ajudarem na manutenção da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é mobilizadora da presença dos familiares na escola, quer diretamente através dos trabalhos de plantar e de semear, quer indiretamente, servindo de pretexto para virem contar histórias e, depois, desenvolvermos projetos ligados aos animais ajudantes da horta, aos alimentos e outros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A coordenadora do projeto eco-escolas vai mobilizando as colegas, familiares, associação de pais, representante dos pais do "seu" grupo de crianças. As tarefas são, assim, repartidas pelo maior número de elementos possível, de forma a envolver todos, sobretudo chegando aos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Com a Associação de pais, esta convocando a colaboração da junta de freguesia e depois com a colaboração dos pais e avós das crianças. Limpam, fertilizam para depois semearmos e plantarmos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor possui terra, camadas de folhas secas e paus, aparas de madeira, serradura, ervas frescas e restos de alimentos, vegetais e frutas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Pepinos, pimentos, batatas, tomates, alfaces, feijões diversos, feijão verde, favas, beterrabas, cenouras, ervas aromáticas, couves.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de manhã cedo, utilizando o mais possível a água do depósito de aguas pluviais.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não tem sido necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fazemos duas a três feirinhas na escola por ano.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Usamos os vegetais da horta nas sopas e nas saladas.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Concursos: "As melhores ideias dão frutos", "Mar em tecido", "Horta biológica", "Eco código".
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta tem servido de ponto de confluência curricular, uma vez que, tal como todo o projeto Eco-escolas, é congregadora de vontades em proteger o ambiente e em promover o sentido de pertença e integração no planeta. Toda a escola está mobilizada para cooperar neste projeto comum. Temos andado a ensaiar o rap da Capicua "Os ajudantes da horta" para todos juntos cantarmos na festa do agrupamento. Os grupos pré-escolares têm vindo a desenvolver projetos sobre os insetos, neste momento estamos a chegar ao fim de um mini trabalho de projeto sobre as abelhas. Amanhã é o fim do projeto cque será marcado pela vinda de um avô que é apicultor. Trará o equipamento e os utensílios próprios bem como os quadros das colmeias.