Escola Básica Hélia Correia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
18m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
46
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Um avô vem à escola preparar a terra para a primeira plantação.
As famílias ainda participam com o envio de plantas e sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A Agricultura Biológica, esteve presente ao longo do ano letivo, a “Horta biológica” permitiu sensibilizar para os benefícios deste tipo de agricultura para o ambiente e para a saúde, bem como despertar para a necessidade de consumir produtos produzidos de forma mais natural, garantes de maior segurança alimentar e ainda salientar a necessidade de proteger a biodiversidade, destacando que a sobrevivência da espécie Humana está interligada com a preservação do Meio. Esta atividade despertou grande interesse na comunidade escolar. Principalmente devido à possibilidade de conhecer e de acompanhar o crescimento de algumas e ainda promover o respeito e valorizar o trabalho das pessoas que se dedicam à agricultura.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta está organizada por grupos de 5 alunos que semanalmente regam, e mantêm a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com regadores e rega gota a gota no canteiro das ervas aromáticas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não é feita.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira da Espiga