Colégio O Sossego da Mamã
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2008 ou 2009.
2. Área aproximada da horta (m²)
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3 educadoras e 3 professoras
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do mundo e Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
90
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
10
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Utilizar os produtos para a confecção das refeições, os alunos mostram a horta aos pais com regularidade pois encontra-se junto do portão de saída
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com um horário semanal
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos mais velhos mondam a terra e fertilizam. Quando é usado fertilizante do compostor é retirado por um adulto da direcção.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de comida e de plantas
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com um horário semanal, cada sala tem o seu dia/hora de rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não sabemos ao certo (buracos nas couves, pensamos que pássaros tenham comido sementes da sementeira)
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foto 1- Comemos muitas vezes alface da horta mas não tirámos fotografias, nem a comer os morangos, cebola e a couve da sopa… Na figura foram os meninos dos 4 e 5 alunos (19 crianças) que apanharam e comeram os brócolos ao almoço.
Foto 2- Antes de uma visita à horta os alunos do 1.º e 2.º ano falaram o que sabiam sobre as plantas. Após a visita corrigiram as suas frases (se fosse caso disso) e desenharam-nas.
Na horta falou-se sobre as diferentes partes das plantas, do que precisam para viver e quais os cuidados a ter.