Horta pequena (até 50m²)



A horta pedagógica da nossa escola foi inaugurada em 2017 e está consociada com a Floresta Pedagógica de Poiares, que consiste num arboreto com todas as espécies indígenas da nossa flora nacional. Tem assim a idade de 2 anos.
50 metros quadrados.
3
Educação Visual, Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Clube Eco.
20
2
Sim
Teve o apoio inicial de vários alunos, nomeadamente do curso vocacional, pais, professores e colaboradores externos, que durante o ano letivo 2016/2017 colaboraram na sua execução. Foi organizado um sábado de trabalho e confraternização no dia 6 de maio de 2017, com o convite de participação a toda a comunidade. No presente ano letivo ainda não se regista nenhuma colaboração dos pais e encarregados de educação.
A horta pedagógica tem como objetivo principal uma abordagem à agricultura sustentável, estando baseada nos princípios da permacultura, da agricultura biológica e da agricultura sintrópica/agrofloresta. Assim, neste espaço os alunos têm aprendido como semear e plantar hortícolas e leguminosas, quando e o quê plantar, desde pequenos arbustos a ervas aromáticas, como tratar e colher, como consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando a horta mais saudável e resiliente aos fenómenos hídricos e patológicos.
As tarefas de organização e manutenção da horta pedagógica, ao longo do presente ano letivo, estão a ser realizadas pelos alunos que frequentam o Clube Eco. O clube tem uma frequência semanal e uma duração de uma hora e meia. A intervenção na horta é planeada em função das necessidades da mesma e da planificação das atividades do Clube Eco.
A fertilização do solo é feita a partir da compostagem dos resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante.
Sim
Resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola.
As principais culturas e consociações instaladas são hortícolas e leguminosas, assim como, pequenos arbustos a ervas aromáticas.
Não
No presente ano letivo está prevista a instalação de depósitos para a recolha da água da chuva.
A horta pedagógica rege-se pelo princípio de consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando-as mais resilientes aos fenómenos hídricos e patológicos.
Ocupando a horta uma pequena área o volume de água usado também não é significativo.
A monitorização de pragas e doenças é feita com uma frequência quinzenal.
Não
Não
As aulas na Horta Pedagógica realizaram-se ao longo do ano letivo com o grupo de alunos do Clube Eco (20 alunos e 3 professores, uma aula de 45 mins todas as semanas do calendário letivo) ou nas aulas de Ciências Naturais (3 turmas do 5º ano de escolaridade, mas pontualmente). A Horta Pedagógica tem como princípios a agricultura biológica, nomeadamente a consorciação de plantas.
Neste contexto estes princípios foram trabalhados com os alunos que semearam e plantaram, mondaram eliminando as infestantes, regaram e colheram.
A Horta Pedagógica implanta-se no espaço de um projeto mais alargado, designado de Floresta Pedagógica de VN Poiares, onde ao longo dos três últimos anos se tem plantado centenas de árvores autóctones das diferentes regiões de Portugal.