Infantário o Principezinho
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Área do Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que possível são dinamizadas atividades envolvendo as famílias, as mais emblemáticas são: confeção de chás provenientes da horta nas festas temáticas (dia do pai; dia da mãe; dia da família, entre outras); são ainda desenvolvidas atividades com as crianças em que fazem continuidade do trabalho desenvolvido no Infantário em casa, como por exemplo, semear na escola e levar para casa para cuidar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Desenvolvimento da cooperação entre pares; maior preocupação e cuidado com o meio ambiente; interesse em saber se uma determinada planta é comestível ou não;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são divididas semanalmente pelas Educadoras responsáveis, em que coordenam todo o trabalho que é necessário desenvolver, ajustando tarefas à medida que vão surgindo (exemplo, se choveu não se rega, ou outros).
7. Como é feita a preparação do solo?
As grandes limpezas são feitas por período letivo, sachando a terra e mondando, permitindo assim a correta mobilização do solo promovendo a permeabilidade e arejamento do mesmo, preparando-o para novas culturas ou para o desenvolvimento das que já lá estão.Sempre que necessário as crianças fazem limpeza do terreno; A fertilização é feita através de adubagem natural, como cascas de ovos, borra de café; adubo natural de cabras, vacas e galinhas.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas condimentares: Salsa, orégãos, caril, alho porro e alecrim; Ervas aromáticas: Menta, hortelã de leite, hortelã pimenta, erva cidreira, hortelã lima-limão, hortelã balsamita, hortelã de maçã, funcho, caninha, milefólio, arruda, macela. E ainda espinafres, batatas, aloé vera, araçaleiro, papaieira, camélias, dragoeiro e novelos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As Educadoras responsáveis pela Horta coordenam, consoante as condições climáticas e a necessidade ou não de regar. No tempo mais quente, existe um mapa em que as salas estão responsáveis por esta tarefa, mas acima de tudo prevalece o bom senso e o espírito de equipa e interajuda.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, por período letivo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Pintos e coelhos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Mercadinho de Natal - É feito na época natalícia à entrada do nosso infantário com produtos provenientes da horta e outros trazidos de culturas biológicas. As crianças "vendem" os mesmos com o slogan "Leve o que quiser, pague o que puder". O montante reverte para atividades relacionadas com a horta biológica.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Sopa de Espinafres - As crianças visualizaram a história "A sopa verde", foram até à horta do Infantário e apanharam e exploraram os espinafres, depois foi feita a entrega à nossa cozinheira que confecionou uma deliciosa sopa de espinafres. Seguidamente foi feito o respetivo registo na área da expressão plástica e afixado no placard.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Promover alimentação saudável desenvolvendo competências para a vida e consciência ambiental.