Jardim de Infância do Pinhal do General
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4anos
2. Área aproximada da horta (m²)
15m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
todas as áreas de conteúdo previstas na educação
3.3. N.º de alunos envolvidos
95
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
13
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Quinzenalmente
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos referem que em casa os pais compram mais produtos biológicos;
Os alunos já reconhecem diversos legumes e ervas aromáticas nomeando-os
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Estabelecemos uma parceria com uma equipa da associação "ANIME" e elaboramos o projeto
" Horticultura de Palmo e Meio" para proceder à manutenção da nossa Bio-Horta.
Organizamos uma tabela semanal com a distribuição de tarefas entre as 4 salas e a componente de apoio à família para realização das tarefas diárias.A equipa da ANIME vem quinzenalmente dar apoio.
7. Como é feita a preparação do solo?
Esta tarefa foi realizada com o apoio da equipa da ANIME.
Procederam à substituição a terra existente por terra nova fértil.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As ervas que se retiram da Horta
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas; Legumes diversos(alface, cebola, cebolinho,alho francês,...); Fruta (fisalis, meloas, abacate)
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Regamos com a mangueira três vezes por semana e utilizamos a água recolhida da chuva sempre que possível.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
galinhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
confeção de salada
os alunos colheram as alfaces na horta, em contexto de sala fizeram com as educadoras a observação, o registo gráfico e a contagem das folhas(de acordo com as áreas de conteúdo).
Posteriormente fizeram a salada, iniciaram pela lavagem das folhas, o corte, e o tempero da mesma. Na hora do almoço comeram a sua salada.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aula de Horticultura no dia "Mundial da Árvore" em parceria com a ANIME
Iniciou com uma explicação teórica sobre a temática da compostagem, de seguida os alunos apanharam ervas e colocaram-nas numa zona delimitada afim de se iniciar o processo de compostagem.