Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
250
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ed. Física e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na compra dos produtos e, por vezes, na cedência de materiais e hortícolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Colaboração dos alunos na rega e manutenção do jardim e horta escolar.
O trazer de hortícolas e ferramentas por parte dos alunos, que os Encarregados de Educação doam à escola.
O interesse em saber o que está para ser vendido em determinada semana, o avisar aos professores que determinado produto está pronto para ser recolhido, etc.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É realizada entre professores, alunos e funcionário.
Um grupo de alunos está encarregue da rega e manutenção da horta, conforme horário estipulado pelos professores e conforme necessidades pontuais.
2 professores em conjunto com um funcionário fazem a manutenção semanal da mesma.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza da horta é realizada sempre no início do ano letivo com a ajuda de um funcionário da escola.
A fertilização é realizada com o mato arrancado e depois enterrado no solo, com bosta de cavalo misturada em água e estilha.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Distribuição de composto feito na escola, com restos da cozinha (legumes, frutas, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de café e chá, entre outros), folhas, palhas, ramos, relva e estrume.
Empalhamento do solo com cartão, bagaço de cana, estilha, folhas de árvores e/ou outros desperdícios vegetais produzidos na horta/jardins.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Organização da parte superior do terreno em canteiros, para instalação de hortícolas diversas, tendo o cuidado de incluir no plano de rotação das culturas, as leguminosas para sideração (ex. feijão, favas, tremoço).
Alface, couve, bróculos, cenoura, aipo, ervas aromáticas, etc.
Na parte inferior da horta foram plantadas árvores de fruto com o objetivo de criar um pomar (anoneiras, limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, pitangueiras).
Consociação de culturas com vista à ocupação total do solo. Poderão ser instaladas pimpineleiras, aboboreiras, que para além de promoverem a cobertura do solo representam mais um produto da horta.
- Monda manual.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Plano de rega distribuído por alunos, professores e funcionário.
A água utilizada é de rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim.De 15 em 15 dias.
Turex para as lagartas.
Hortofosfato de ferro para caracóis e lesmas.
Água de sabão e lixívia para os citrinos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Referido em cima.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Venda dos produtos à comunidade educativa.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas desenvolvidas na horta pelos professores e cultura de algumas espécies pelos alunos, assim como formação sobre compostagem para toda a comunidade escolar.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Recolha dos produtos e tratamento dos mesmos para colocar à venda para a comunidade educativa.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Concurso promovido pela CMF - "Uma Escola, Um Jardim", realizado anualmente, com a participação dos alunos do projeto no processo de candidatura e cerimónia final de entrega de prémios.
Somente em final de maio saberemos o resultado...e fotos.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Criação de um pomar na parte inferior da horta, com plantações de citrinos, anoneiras, bananeiras, romanzeiras, etc.