Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Os alunos começaram a tratar a horta em Janeiro de 2019.
2. Área aproximada da horta (m²)
40m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Na disciplina de Português, aulas de apoio e Serviços de Cozinha
3.3. N.º de alunos envolvidos
36
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos pedem com frequência sementes aos pais para semearem na horta da Escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos pedem para irem tratar da Horta, cavar, sachar, regar, observar os canteiros...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi elaborado um calendário onde se registam as tarefas mensais distribuídas por aluno.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos trabalharam a terra, depois a mesma foi fertilizada, e neste momento já se iniciaram a plantação de algumas ervas aromáticas.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano apenas semearam salsa, ervas aromáticas, alecrim, morangos, abóboras.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando necessário os alunos fazem a rega das plantas. Temos um bidon que recupera a agua da chuva, no entanto como no mês de abril e maio pouco choveu tivemos de recorrer à agua da vila.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foi feita uma pesquisa de ervas que combatem a praga e doenças. tais como a hortelã e o alecrim.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não houve uma vez que o alecrim e a hortelã ajudam a combater as pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os alunos usam as plantas e ervas aromáticas nos pratos que confecionam nas aulas de Serviço de Cozinha.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Na participação do concurso Eco-cozinheiros, os alunos utilizaram a hortelã e os morangos para confecionar a ementa.