Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do mundo, matemática, expressão oral e escrita
3.3. N.º de alunos envolvidos
38
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Acompanhamento muito frequente e interessado. Colaboram na plantação, contribuem com sementes, acompanham o crescimento das plantas, Conversam com os filhos sobre o tema.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É feito um escalonamento de tarefas: rega, remoção de infestantes, observação de progas e insetos auxiliares (joaninhas, minhocas,...)
7. Como é feita a preparação do solo?
Pelas crianças, professores, pais e este ano a junta de freguesia forneceu terra para acabar de preencher os canteiros. Deixámos de ter horta vertical e passamos para horizontal.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de fruta e legumes do refeitório, folhas que caiem das árvores que temos no recreio, ervas retiradas dos espaços.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Abóbora gigante, courgete, alface, batata doce, morangueiros (que mantivemos em paletes na vertical), ervilhas,
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
3 dias por semana.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a observação semanal.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Sopa - 1 vez com tudo o que tinhamos à qual chamámos "A melhor sopa do mundo" em sequência de uma história;
Outra - confeção de alimentos para a festa de fim de ano (ainda a realizar, uma vez que a nossa festa decorre no dia 16 de junho)
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aulas na horta - observação do crescimento, várias fazes, flores, ...
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Outra - confeção de alimentos para a festa de fim de ano (ainda a realizar, uma vez que a nossa festa decorre no dia 16 de junho)