Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
80
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Eduação para a Cidadania, Estudo do Meio, Português, Matemática, etc
3.3. N.º de alunos envolvidos
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
10
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Todos os meses temos um dia aberto para quem quiser ajudar na manutenção da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos dizem que os pais também têm hortas em casa e que os ajudam.
Também vemos o empenho dos pais, funcionários, professores e alunos na sua manutenção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas os dia temos uma turma responsável pela rega da horta;
Todos os meses temos um dia aberto a quem puder ajudar na manutenção da horta;
Todas as semanas temos uma hora em que vamos com os alunos para a manutenção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Fazemos sempre a limpeza de ervas, o alisamento do solo, a procura de sementes para plantar, deitamos adubo natural das galinhas da nossa escola e dos animais da Quinta Pedagógica.
Também usamos a terra da nossa compostagem e da nossa minhocultura.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Usamos folhas secas e verdes;
Usamos restos/ cascas de legumes da nossa cozinha; e
Usamos resto de madeira de paletes.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos ervas aromáticas, legumes, árvores, arbustos, plantas decorativas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos uma lista em que todos os dias uma turma está encarregue de regar a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, no dia da rega há sempre alunos que estão com atenção nas plantações, a ver se têm bicho.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas e passarinhos - piriquitos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Ações de sensibilização, com atividades, em que fazemos todo o ano e toda a escola é envolvida.
Temos sempre grande adesão da comunidade educativa (pais, alunos, professores e funcionários).
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fazemos sempre saladas e sopa de legumes.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fazemos várias vezes a venda de legumes.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Todos os dias, cada turma, tem a tarefa de ir à horta regá-la.
A turma do 4.º ano todas as semanas vai à horta, arrancar ervas daninhas, plantar novas ervas aromáticas e novas plantas.
Quando há colheita, todas as turmas vão à horta fazê-la.