Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

80

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Eduação para a Cidadania, Estudo do Meio, Português, Matemática, etc

3.3. N.º de alunos envolvidos

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

10

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Todos os meses temos um dia aberto para quem quiser ajudar na manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos dizem que os pais também têm hortas em casa e que os ajudam.
Também vemos o empenho dos pais, funcionários, professores e alunos na sua manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas os dia temos uma turma responsável pela rega da horta;
Todos os meses temos um dia aberto a quem puder ajudar na manutenção da horta;
Todas as semanas temos uma hora em que vamos com os alunos para a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fazemos sempre a limpeza de ervas, o alisamento do solo, a procura de sementes para plantar, deitamos adubo natural das galinhas da nossa escola e dos animais da Quinta Pedagógica.
Também usamos a terra da nossa compostagem e da nossa minhocultura.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usamos folhas secas e verdes;
Usamos restos/ cascas de legumes da nossa cozinha; e
Usamos resto de madeira de paletes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos ervas aromáticas, legumes, árvores, arbustos, plantas decorativas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos uma lista em que todos os dias uma turma está encarregue de regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, no dia da rega há sempre alunos que estão com atenção nas plantações, a ver se têm bicho.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e passarinhos - piriquitos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Ações de sensibilização, com atividades, em que fazemos todo o ano e toda a escola é envolvida.
Temos sempre grande adesão da comunidade educativa (pais, alunos, professores e funcionários).

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fazemos sempre saladas e sopa de legumes.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fazemos várias vezes a venda de legumes.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Todos os dias, cada turma, tem a tarefa de ir à horta regá-la.
A turma do 4.º ano todas as semanas vai à horta, arrancar ervas daninhas, plantar novas ervas aromáticas e novas plantas.
Quando há colheita, todas as turmas vão à horta fazê-la.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres

Professor coordenador da horta: Cristina Jesus