Horta pequena (até 50m²)



2 anos
50 m2
2
Inglês
6
1
Não
Permitiu que alguns alunos tomassem conhecimento de todo o processo inerente à preparação do terreno, plantação e colheita.
Os alunos foram responsáveis pela colheita e distribuição dos produtos hortícolas, para além disso participaram na preparação e corte dos hortos para se fazer caldo verde.
1 - Duas sessões semanais com a professora e os alunos;
2 - Escalonamento semanal com distribuição de tarefas pelos alunos
3 - Rega diária a cargo da funcionária com a colaboração da professora e alunos.
1 - Retirou-se as ervas daninhas
2 - Cavou-se o solo (pouco fértil)
3 - Acrescentou-se terra fértil sem químicos.
4 - Adubou-se com borras de café provenientes do bar da escola.
Sim
1 - Restos de plantas verdes .
2 - Restos de material orgânico
1 - Favas, ervilhas, couves, hortos, nabiças, rabanetes, pepinos, courgete, alface, espinafres, funcho, pimentos, malaguetas, chalotas.
2 - Ervas aromáticas: tomilho, hortelã, salsa, coentros, manjericão, oregãos,
3 - Chalotas, cebolas, cebolinho
4 - Loureiro, alecrim , funcho.
5 - Phisalys, tomates, framboesas.
Sim
Sempre que necessário a funcionária procede à rega das plantas com a colaboração de pelo menos um aluno.
Sim. Semanal.
Sim pela observação direta.
Sim
Sim. Ataque de lagartas nos hortos.
Foram combatidas com apanha de lagartas e com pulverização com calda de água e sabão azul.
Não
Comemoração do dia da alimentação saudável. Workshop sobre caldo verde.
No dia da alimentação saudável (atividade promovida pelo PES), os alunos da horta colaboram na apanha de ervas aromáticas para fazer as tisanas e preparação de vegetais (cenoura, couves...) que foram oferecidas para degustação à comunidade escolar.
No workshop sobre o caldo verde os alunos acompanharam todo o processo de apanha, lavagem e corte das folhas de hortos e respetiva embalagem e distribuiram pela comunidade escolar.
Apanha, pesagem e embalagem de favas.
Apanha de ervas aromáticas e restantes plantas.