Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Inglês
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Permitiu que alguns alunos tomassem conhecimento de todo o processo inerente à preparação do terreno, plantação e colheita.
Os alunos foram responsáveis pela colheita e distribuição dos produtos hortícolas, para além disso participaram na preparação e corte dos hortos para se fazer caldo verde.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
1 - Duas sessões semanais com a professora e os alunos;
2 - Escalonamento semanal com distribuição de tarefas pelos alunos
3 - Rega diária a cargo da funcionária com a colaboração da professora e alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
1 - Retirou-se as ervas daninhas
2 - Cavou-se o solo (pouco fértil)
3 - Acrescentou-se terra fértil sem químicos.
4 - Adubou-se com borras de café provenientes do bar da escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
1 - Restos de plantas verdes .
2 - Restos de material orgânico
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
1 - Favas, ervilhas, couves, hortos, nabiças, rabanetes, pepinos, courgete, alface, espinafres, funcho, pimentos, malaguetas, chalotas.
2 - Ervas aromáticas: tomilho, hortelã, salsa, coentros, manjericão, oregãos,
3 - Chalotas, cebolas, cebolinho
4 - Loureiro, alecrim , funcho.
5 - Phisalys, tomates, framboesas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que necessário a funcionária procede à rega das plantas com a colaboração de pelo menos um aluno.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanal.
Sim pela observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sim. Ataque de lagartas nos hortos.
Foram combatidas com apanha de lagartas e com pulverização com calda de água e sabão azul.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Comemoração do dia da alimentação saudável. Workshop sobre caldo verde.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No dia da alimentação saudável (atividade promovida pelo PES), os alunos da horta colaboram na apanha de ervas aromáticas para fazer as tisanas e preparação de vegetais (cenoura, couves...) que foram oferecidas para degustação à comunidade escolar.
No workshop sobre o caldo verde os alunos acompanharam todo o processo de apanha, lavagem e corte das folhas de hortos e respetiva embalagem e distribuiram pela comunidade escolar.
Apanha, pesagem e embalagem de favas.
Apanha de ervas aromáticas e restantes plantas.