Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Já existiu há cinco anos. Após interrupção, reiniciou-se no início do ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
13
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Oferta complementar, Educação Especial e Educação Tecnológica
3.3. N.º de alunos envolvidos
172
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A horta tem duas secções - a do 1º ciclo e a do 2º ciclo.
No 1º ciclo, a Associação de Pais é parceira do projeto.
Os pais participam em projetos específicos (Projeto “ Pais na Escola” e projeto “Mãozinhas na terra”).
Em setembro a Associação de Pais promoveu uma descamisada e mostra de produtos e instrumentos agrícolas.
Posteriormente colaboraram disponibilizando produtos agrícolas que foram usados para angariar dinheiro para a compra dos poceiros, da terra vegetal e demais ferramentas agrícolas.
Disponibilizaram também caixas de peixe e pneus. Doaram sementes, plantas, ervas aromáticas e outras, estrume e material composto ( feito em casa) e deram horas de trabalho.
Semanalmente, foram desafiadas, pela escola, a ajudarem na implementação da horta e a transmitirem os seus conhecimentos.
Compraram produtos (salsa, coentros) e levaram mudas de plantas para as suas hortas.
Participaram na criação das “Maias” e no espantalho.
Na festa de encerramento do ano letivo, participarão no “mercadinho da horta”.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
1º ciclo - É notório o interesse que a horta tem despertado na comunidade escolar, principalmente nos intervalos de lanche ou almoço.
A horta tem permitido minorar os problemas de indisciplina. Os alunos são mais colaborativos.
Em pleno funcionamento, foi um espaço aprazível de aprendizagem onde as mais diversas atividades pedagógicas foram um “ninho” que estimulou os alunos a preservar um ambiente sustentável e contribuiu para uma alimentação equilibrada e mais saudável.
Após a criação da página da horta, (https://www.facebook.com/eb.alvaiazere.1) verificámos que houve uma muito boa aceitação pela comunidade que a ajuda a divulgar.
Os alunos acompanham diariamente as várias etapas do cultivo e da apanha dos produtos, partilhando experiências com a comunidade em geral e realizando postagens na página do Facebook.
Há troca de sementes e de produtos biológicos.
2º ciclo - Até a data os alunos de Educação especial tem assumido a horta e desenvolvido competências, visto que, é uma das suas áreas de aprendizagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
1º CEB - Cada aluno é responsável por uma espécie.( “seu” poceiro)
Tem de regar, se tal for necessário, e arrancar as ervas daninhas e outra qualquer tarefa exigida pelo trato da planta.
2º CEB - os alunos trabalham sob orientação do professor responsável.
7. Como é feita a preparação do solo?
1º CEB - Usamos poceiros/pneus/caixas/outro material, como forma de rentabilizar/reutilizar os recursos ( menos água, menos terra,) e permitindo, no futuro, a mais fácil rotatividade de culturas. Começamos enterrando matéria orgânica, terra vegetal, estrume, cinza, em diferentes camadas, onde se faz a sementeira/plantação.
Usamos a técnica do mulch com "manta morta" recolhida na mata circundante.
O material verde retirado da horta será, futuramente, colocado num pequeno compostor, para posterior utilização.
Limpeza: sacha manual; Mobilização: manual; Fertilização: húmus vegetal,( vegetais em decomposição) estrume variado , cinza ( trazido pelos alunos)
2º CEB - Os canteiros foram cavados com enxada, tendo-se colocado estrume e feiro as sementeiras. Na limpeza as ervas são arrancadas à mão ou com sacho. Em breve preparar-se-á mais terra para rentabilizar estufa existente.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Locais de recolha de materiais:
- escola
- casa dos alunos
- cafés/restaurantes/cantina.
Materiais utilizados na construção da pilha de compostagem:
- cascas de fruta
- folhas secas
- relva cortada
- caruma
- folhas verdes
O compostor do 2º CEB será feito com paletes.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Leguminosas: grão-de-bico; ervilhas, favas, chícharos, lentilhas, tremoços, diversos tipos de feijão.
Cereais: milho, trigo
Legumes: tomate, pimento, espinafres, beterrabas, alfaces, cebolas, abóboras, curgetes, couves diversas, nabos, abóboras, piri-piri
Aromáticas: tomilho (erva de santa Maria), hortelã-pimenta, hortelã-chocolate, sálvia, alecrim, rosmaninho, manjericão, nêveda, erva-cidreira, salsa, coentros, alfazema, hortelã - aquática, manjericos
Outras: linho, amoras, fisális, girassóis, morangos, cardo-leiteiro, framboesas, alhos, beterraba, morangos
Flores: diverso tipo de flores (chagas, polícias …)
Árvores: cerejeiras, amendoeiras, tílias, castanheiro
A localização e a relocalização (conforme as necessidades, pois são móveis) de plantas aromáticas e condimentares em sítios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta.
Para atrair insetos polinizadores temos também, a ladear a horta, capuchinhas, tomilhos, cardo-leiteiro, girassóis e alecrim.
Temos na nossa horta um especial apreço pelas plantas endémicas. Assim temos: alecrim, erva-de-santa Maria, orégãos, cardo-leiteiro. Com a flor deste último se faz o queijo do Rabaçal, denominação à qual Alvaiázere faz parte.
Também cultivamos chícharos, não fosse Alvaiázere considerada a Capital do Chicharo. Neste território existe um campo experimental com mais de 200 variedades de todo o mundo.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ao iniciar a horta tivemos a preocupação em ter culturas que necessitem pouca ou nenhuma água (caso das leguminosas);
Posteriormente, e com o entusiasmo, iniciámos outras culturas mais carentes em recursos hídricos.
Utilização de sistema gota -a- gota rudimentar.
Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Monitorização visual semanal
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Prevenção com a utilização das P.A.M.; (manjericão, alecrim, rosmaninho, alfazema, tomilho, salsa, etc.)
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
Futuramente pretendemos ter coelhos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Fizemos: - fichas das sementes a utilizar na horta ( cerca de 50 ) - o Calendário da Horta - Recolha na comunidade de sementes de forma a fazer o “ Sementário” ( cerca de 50 tipos de sementes) - Exposição fotografia sobre a horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A recolha de sementes foi inicialmente, a parte mais surpreendente para os alunos, pois desconheciam, por exemplo, que havia tantas variedades de feijão. O entusiasmo foi tanto que avançámos para os projetos seguintes: o Calendário da Horta e o Sementário;
Esta atividade desenvolveu-se ao longo do ano e envolveu alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação fomentando trocas de sementes e, posteriormente, de mudas de plantas;
A participação e o entusiasmo da comunidade educativa foram surpreendentes e gratificantes.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
- Troca de sementes/plantas com a comunidade; ( ao longo do ano):
- Transplantação de mudas em vasos. (Os alunos levam a sua planta para casa).
- A produção da horta, principalmente aromáticas como a hortelã, salsa, coentros foi amplamente usada.
- Quando tivemos uma quantidade razoável de produtos da horta, os alunos fizeram uma pequena feira dentro da escola. O lucro dessas vendas tiveram o fim de ampliar/melhorar a horta. Futuramente, (pretendemos ampliar e diversificar a nossa horta) e quando a quantidade se justificar, o lucro dessas vendam terão um fim solidário.
Outra
A produção da horta, quando não é utilizada em atividades na escola, é entregue a alunos que participam na manutenção da horta e cujas famílias valorizam bastante estes produtos biológicos. Quando detetamos alunos de famílias carenciadas damos preferencialmente a estas famílias.
15.1. Link para a página da horta
(https://www.facebook.com/eb.alvaiazere.1)