Escola Secundária de Adolfo Portela
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Um ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
10(m2)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Visual, Ecónomia e Educação Moral
3.3. N.º de alunos envolvidos
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram na a preparação da feirinha dos produtos hortícolas biológicos e com a venda dos mesmos.
Colaboraram também na recolha das sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Quando os Professores abordam o tema "Ecologia", fazem uma visita guiada com os alunos, à horta, para observarem as várias fases das plantas, que fazem parte do seu desenvolvimento.
Alguns alunos passaram a conhecer a origem de alguns alimentos e como cuidar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No clube do ambiente no inicio da semana, vamos verificar como a horta está e damos a manutenção necessária. Na 6ªfeira, não saímos da escola sem mais uma vez verificarmos o estado da horta. Durante a semana é raro o dia que os alunos acompanhados pela professora ou uma das funcionárias, não façam uma visita à horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
As ervas daninhas são arrancadas à mão ou com a ajuda de ferramentas próprias, (pás, sacho pequeno, etc.). A fertilização é feita com fertilizante de compostagem feita pelos professores, borras de café do bar da escola, no próximo ano será o compostor da escola a fornecer o fertilizante.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Só começámos este ano. Colocamos folhas das arvores, restos da relva cortada e ainda restos da cantina (hortaliças…)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, beterraba e tomate.
Rúcula e espinafres.
Salsa, flores
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De manhã ou ao fim do dia, sempre quando tempo está mais fresco.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, verificamos sempre que vamos à estufa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A feira dos produtos hortícolas biológicos, na escola aberta à comunidade, só se realiza uma vez por ano, envolve alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação, é o ato que encerra as atividades da "Eco-Escolas".
A atividade da feirinha dos produtos biológicos vai-se realizar no 05 de junho dia "Mundial do Ambiente", ainda não temos fotos, serão inseridas nas atividades gerais da escola.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
O nosso bar fez sandes variadas, ( Ti Ana, Atum e Panado de Frango, assado no forno) com os vários tipos de alfaces, ao longo do 2ª e inicio do 3º período, total: 250 Sandes.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
O concurso é entre as barraquinhas, da feira dos produtos biológicos, a barraquinha mais apelativa, ganha um premio. Cada barraquinha é da responsabilidade de cada turma do 7ºano de escolaridade. Fotos só no dia 05 de junho.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta é de manter, porque desperta nos alunos outros interesses, levando-os para outros conhecimentos referentes ao ambiente.