Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
10 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Clube do Ar livre e Eco-Escolas
3.3. N.º de alunos envolvidos
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os pais fornecem-nos sementes e plantas e colaboram sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Desenvolvimento de conhecimentos na área da agricultura biológica nos alunos e respetivas famílias.
Partilha de experiências.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Durante as horas do clube de Ar livre e do Eco-Escolas, os alunos tratam da horta: retirando ervas, regando, plantando/semeando os produtos.
Durante a semana, os alunos e/ou funcionários vão acrescentando resíduos no compostor.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano letivo, a limpeza e preparação do solo foi feita pelos funcionários da Junta de Freguesia de Baguim do Monte. A fertilização e plantação foi feita pelos alunos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos da cantina da escola: cascas , restos de fruta, folhas, papel e hortaliças.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebolo, batata, tomates, pimentos, beterrabas, alfaces.
Ervas aromáticas/medicinais.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
À mão, com regador e baldes.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todas as semanas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Pássaros (depenicam as alfaces).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na horta:
- sobre compostagem;
- sobre as plantações e ervas daninhas;
- sobre poda
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na nossa horta temos muitas árvores de frutas.