Escola Básica Conde de Oeiras
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Apenas no presente ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os produtos são, muitas vezes, levados pelos pais dos meninos da Educação Especial para serem confecionados, com os alunos, em casa.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta bio tem tido uma influência muito positiva, principalmente nos alunos com necessidades educativas especiais, cujas competências para as atividades do dia a dia são muito limitadas. Os alunos plantam, semeiam, colhem... e não há preço para ver a sua expressão surpreendida e feliz só de perceberem que as batatas estão debaixo da terra e são, depois, por eles comidas! Este é, de facto, um ganho para uma escola que se quer inclusiva mas principalmente para estes meninos e meninas para quem o mundo é visto de forma... diferente.
Aproveitam-se os produtos para os alunos da Educação Especial desenvolverem/adquirirem capacidades relacionadas com a confeção de alimentos, contribuindo para a sua autonomia na vida diária.
A colheita é feita, ainda, em pequena quantidade pelo que os produtos são vendidos aos professores e funcionários da escola. E desaparecem rapidamente!
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta está a cargo das professoras de educação especial.
7. Como é feita a preparação do solo?
Sempre que possível, há a participação de turmas de 6º, 8º ou 9º anos na limpeza dos solos, não sendo utilizados fertilizantes.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi fornecido um novo compostor pela Câmara Municipal de Oeiras, São utilizadas folhas das árvores, restos dos produtos retirados da horta e restos das refeições dos alunos da educação especial devidamente triados.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, salsa, coentros, rabanetes, alfaces, outras ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos da educação especial e pelos funcionários nas interrupções letivas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita semanalmente pelas professoras de educação especial.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Tal como já referido, aproveitam-se os produtos para os alunos da Educação Especial desenvolverem/adquirirem capacidades relacionadas com a confeção de alimentos, contribuindo para a sua autonomia na vida diária.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Algumas professoras de Ciências Naturais visitam a horta durante o estudo do tema PLANTAS.