Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

20 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos gostam de trabalhar na terra, plantar, semear, regar.... Os produtos biológicos são dsitribuídos pela comunidade (alunos, professores e assistentes operacionais). Uma turma do quinto ano, vai realizar uma competição " A melhor receita de sopa". A receita escolhida será executada pelo grupo vencedor e serão utilizado os produtos existentes na horta.Os alunos da turma irão consumir essa sopa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A distribuição das tarefas está organizada da seguinte forma: todos os dias, a professora e um assistente opercional vão regar e cuidar da horta. A docente é acompanhada 1/2 dias por semana por um aluno de forma rotativa. Todas as sementeiras/ plantações foram acordadas e realizadas com os alunos (grupos de 5/6 elementos de forma rotativa).

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos fazem a limpeza,preparam o solo e cavam. Até ao momento não foi utilizado nenhgum tipo de fretilizante. Estamos a realizar a compostagem com esssa finalidade, no entanto ainda não possuímos composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos a realizar a compostagem, no entanto ainda não possuímos composto.Para o efeito utilizamos os materiais existentes na escola: relva, folhas, restos de alimentos (cascas de batatas...)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, brócolos, cove-lombarda, couve-coração, espinafres, couve-flor, cebolas, alho francês, rabanetes, alface,

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi necessário. A horta está dentro de uma estufa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A confeção da sopa será realizada numa única vez.(seá realizada no dia 30/05/19)

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane

Professor coordenador da horta: Cláudia Susana Fernandes de Oliveira