Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²)
20 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais e Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos gostam de trabalhar na terra, plantar, semear, regar.... Os produtos biológicos são dsitribuídos pela comunidade (alunos, professores e assistentes operacionais). Uma turma do quinto ano, vai realizar uma competição " A melhor receita de sopa". A receita escolhida será executada pelo grupo vencedor e serão utilizado os produtos existentes na horta.Os alunos da turma irão consumir essa sopa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A distribuição das tarefas está organizada da seguinte forma: todos os dias, a professora e um assistente opercional vão regar e cuidar da horta. A docente é acompanhada 1/2 dias por semana por um aluno de forma rotativa. Todas as sementeiras/ plantações foram acordadas e realizadas com os alunos (grupos de 5/6 elementos de forma rotativa).
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos fazem a limpeza,preparam o solo e cavam. Até ao momento não foi utilizado nenhgum tipo de fretilizante. Estamos a realizar a compostagem com esssa finalidade, no entanto ainda não possuímos composto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Estamos a realizar a compostagem, no entanto ainda não possuímos composto.Para o efeito utilizamos os materiais existentes na escola: relva, folhas, restos de alimentos (cascas de batatas...)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Salsa, brócolos, cove-lombarda, couve-coração, espinafres, couve-flor, cebolas, alho francês, rabanetes, alface,
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não foi necessário. A horta está dentro de uma estufa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A confeção da sopa será realizada numa única vez.(seá realizada no dia 30/05/19)