Centro Social e Cultural de Riba de Ave
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há um ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
35m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Participam as 4 salas de educação pré -escolar, Centro de atividades de Tempos Livres e Centro de Dia
3.3. N.º de alunos envolvidos
163
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
11
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Um dos grandes pilares do Projeto Educativo da nossa Instituição é a participação das famílias. Assim sendo, como temos ainda a horta há pouco tempo, apenas convidamos os pais e as mães a comemorar os seus dias com atividades na horta. Durante este ano letivo, já convidamos os famílias a pesquisarem e a virem ao Jardim de Infância fazer plantações (ex. dia do pai), nomeadamente os avós e outros familiares formados nesta área, pois têm muitos conhecimentos para partilhar com os mais jovens. Os familiares também têm mandado sementes e plantas para a horta através das crianças.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Até ao momento deste ano letivo, envolvemos a comunidade nas seguintes atividades: venda do doce de tomate da nossa horta; criação de momentos de diálogo com os pais à volta de um chá com plantas da horta; colaboração com alimentos biológicos das hortas de casa para a confeção da sopa no dia da alimentação; colaboração das famílias em conhecimentos transmitidos pelos avós e como resultado de pesquisas realizadas em casa; confeção de favas apanhadas na horta envolvendo as pessoas da cozinha na confeção do prato; confeção de salada com alfaces apanhadas na horta pelas pessoas idosas do Centro de Dia criando um momento de partilha com as crianças do jardim de infância que ajudaram na confeção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada por "cantinhos". Cada sala tem a responsabilidade por cuidar do seu respetivo talhão. Neste ano letivo, existe uma sala coordenadora da horta que indicará quais as melhores plantações e sementeiras para cada época do ano. Estamos a selecionar algumas hortaliças a cultivar por épocas. O planeamento das tarefas teve em consideração o facto de todos os intervenientes poderem acompanhar todas as etapas de cultivo, participando diretamente em cada uma delas. Houve momentos de partilha de informação, de intercâmbio entre salas, desenvolvimento de competências de comunicação e de saber estar e criou-se uma forma nova de olhar a natureza e o que ela nos dá.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente foi realizada uma limpeza de todos os canteiros removendo-se plantas degradadas, ervas daninhas e paus existentes nesse espaço. Posteriormente, uma das salas envolvidas no projeto da horta realizou uma pesquisa intensiva no sentido de descobrir aspetos importantes para criar uma horta biológica. Partilharam as suas descobertas com as outras salas, inclusive os idosos do Centro de Dia. Mobilizamos as famílias no sentido de despertarem a curiosidade das crianças e alargar conhecimentos gerais sobre a horta. Para fertilizar usamos o composto de estrume de cavalo porque o nosso composto ainda não está disponível (o compostor foi criado recentemente).
Existiu sempre a preocupação por organizar os canteiros de forma a torná-los acesiveis a todos, para que quem visitasse a horta conseguisse visualizar todas as plantas existentes nesse espaço. Também houve a preocupação de realizar consociações de plantas para tornar o solo mais fértil e proteger as culturas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Inicialmente colocamos ramos secos, plantas secas e as ervas daninhas que encontramos na horta. Depois as crianças foram colocando as cascas das frutas e restos de hortaliças. o jardineiro também coloca lá a relva. vamos colocando por camadas. De vez em quando temos um senhor que remexe tudo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas/consociações instaladas são: cultura de pepinos, salsa e beterraba; cultura da alface, cebola e amores perfeitos; milho e feijão trepador; cenoura e alho francês; manjericão e tomate.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É um dos principais momentos de cultivo da horta. Sem a rega é impossível o desenvolvimento de qualquer planta. Ela é feita bem cedo. Nos dias muito quentes também é feita no final da tarde. Nos dias mais amenos uma rega é suficiente. Procuramos sempre que possível utilizar o regador para poupar a água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Para evitar o aparecimento de pragas e doenças tivemos alguns cuidados. Nas bordas dos canteiros cultivamos salsa e cebolinho, que funcionaram como repelentes. Numa metade também cultivamos cravos xarope. Temos ainda na horta algumas ervas medicinais como a hortelã e cidreira que também são eficazes para combater algumas pragas. Nos canteiros procuramos consociar as plantas como o manjericão o alho francês e a cebola que ajudam a afastar pragas e protegem as plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Confeção de Sopa: Com o objetivo de promover o consumo de legumes, no dia da alimentação, as crianças foram à horta colher os legumes para confecionar uma sopa. De forma muito entusiasmada, as crianças foram colher os legumes que plantaram. Verificamos que a vivência e a envolvência das crianças tornou esta atividade "mágica". Como os legumes que tínhamos na nossa horta, não eram suficientes, convidamos as famílias que têm hortas em casa a trazerem também alguns legumes. A participação de toda a comunidade educativa foi sem dúvida excecional. Promovemos a importância da agricultura biológica, o gosto e afeto pelo respeito e cultivo da terra.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Na horta foi feita uma sementeira de alfaces num dos canteiros. Posteriormente, os idosos e as crianças fizeram a tranplantação da alface para um dos canteiros e consociaram com a cebola. Mais tarde, quando as alfaces estavam prontas para colher, os idosos foram à horta, colheram e levaram para a sala do jardim de infancia. As crianças prepararam a alface e fizeram uma salada que partilharam com os idosos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Confeção de massa de favas: envolvemos as crianças na colheita de favas. Exploramos a fava enquanto alimento nutritivo para o ser humano. Foi uma atividade muito divertida e muito rica em aprendizagem e sensibilidade ambiental.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Estamos muito motivados para continuar a melhorar este projeto. As crianças estão envolvidas e motivadas com este projeto e demonstram gosto pela exploração dos produtos hortícolas. realizaram muitas experiências que envolveram o nascimento, crescimento das plantas desde a semente, plântulas e frutos/legumes que vão surgindo.