Escola Básica do Parque

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3Sempr

2. Área aproximada da horta (m²)

42

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos

133

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Pais e avós participaram sempre que solicitados.
Prepararam o terreno e colaboraram na sementeira e na plantação de alguns legumes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Conhecer o ciclo de vida das plantas.
- Potenciar a intergeracionalidade entre avós e netos no que respeita à passagem de conhecimentos relativos à agricultura, nomeadamente ao nível do saber fazer.
- A criação de hábitos alimentares saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas do Pré-escolar, até pela proximidade do terreno, estão mais diretamente envolvidas na manutenção da horta, enquanto a organização da mesma foi da responsabilidade dos mais velhos, não esquecendo naturalmente a ajuda dos avós e pais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Às crianças coube a tarefa de limpeza das ervas daninhas.
Os adultos revolveram a terra.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alface e cebola.
- Feijão verde e alface.
- Couve e tomilho.
- Batata e feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

-Aproveitamento das águas pluviais.
-Água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- Não existiram pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A educadora de infância com os alunos do grupo/turma quando procediam à preparação do terreno.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica do Parque

Professor coordenador da horta: José Armando Almeida