Escola Básica do Parque
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3Sempr
2. Área aproximada da horta (m²)
42
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Português.
3.3. N.º de alunos envolvidos
133
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Pais e avós participaram sempre que solicitados.
Prepararam o terreno e colaboraram na sementeira e na plantação de alguns legumes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Conhecer o ciclo de vida das plantas.
- Potenciar a intergeracionalidade entre avós e netos no que respeita à passagem de conhecimentos relativos à agricultura, nomeadamente ao nível do saber fazer.
- A criação de hábitos alimentares saudáveis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As turmas do Pré-escolar, até pela proximidade do terreno, estão mais diretamente envolvidas na manutenção da horta, enquanto a organização da mesma foi da responsabilidade dos mais velhos, não esquecendo naturalmente a ajuda dos avós e pais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Às crianças coube a tarefa de limpeza das ervas daninhas.
Os adultos revolveram a terra.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Alface e cebola.
- Feijão verde e alface.
- Couve e tomilho.
- Batata e feijão.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
-Aproveitamento das águas pluviais.
-Água da companhia.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Não existiram pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A educadora de infância com os alunos do grupo/turma quando procediam à preparação do terreno.