Escola EB 2,3 de S. João da Madeira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 11 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
A área aproximada é de 30m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
15
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Educação especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
240
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns pais envolveram-se na colaboração e preparaçãio da terra.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto da horta é positivo, pois é um espaço onde os alunos têm oportunidade de mexer na terra, semear, plantar e ver crescer as plantas e árvores de fruto.
Revelam satisfação quando se lhes fala em ir à horta para regar as árvores de fruto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita por grupo de dois ou três alunos que vão regar as árvores de fruto.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi inicialmente limpo por um tractor para remover as pedras e limpar as ervas daninhas. A seguir os alunos do ensino profissional com a colaboração dos professores prepararam a terra,e fizeram as covas para receber as árvores de fruto na Semana da Terra.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
8 A compostagem é feita com os resíduos verdes e castanhos dos jardins, dos canteiros, das podas, dos ramos e das ervas daninhas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano letivo (1º período) devido ao mau tempo a estufa e o espaço da horta ficou inoperacional. No 2º período no mês de abril foram plantadas árvores de fruto, macieiras, pessegueiros, limoeiros e laranjeiras. Na área envolvente existem espaços com plantas aromáticas, um medronheiro, fisális, um maracujaleiro,e um marmeleiros que são manutenciados pelos alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com regador ou mangueira, de manhã ou ao fim da tarde pelos alunos do 6º ano.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se Tem detectado pragas e ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Confeção de marmelada e geleia com os marmelos, compotas, sumos e bolo de laranja.