Horta pequena (até 50m²)



5 anos.
<50m2
2
EV, ET e Ciências Naturais.
10
4
Não
O impacto da horta na comunidade e nos alunos é razoável porque, embora, S. Romão do Coronado seja uma localidade rural, as gerações mais recentes têm vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado geral dos alunos. Neste sentido, não é fácil mobilizar os alunos para a participação na Horta-Bio, que neste ano diminuiu, mas os alunos que se dispuseram a realizar esta atividade são muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.
Diariamente e nas interrupções letivas, são os funcionários que em articulação com o coordenador eco-escolas se ocupam da manutenção contínua da horta, nomeadamente a plantação/transplantação, arranque das ervas daninhas e rega diária. Com o professor, 45 minutos semanais, os alunos envolvidos no projeto realizam algumas tarefas na Horta-Bio.
A preparação do solo (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos do apoio tutorial específico do 5º ano e CEF A, sempre com o apoio e a monitorização do docente. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos compostores existentes com o apoio dos alunos do Curso de Educação e Formação que continuam a recolher os detritos orgânicos da cantina e a colocá-los nos respetivos compostores.
Sim
A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.
Alface; Couve brócolos; Salsa; Batata; Cebolo; Alho-françês, curgete, pimentos, morangos e chuchu.
Não
Como a horta está instalada numa estufa (cobertura de plástico) há necessidade de executar a rega diariamente nos dias de sol e alternadamente nos dias encobertos, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas sempre que possível os alunos gostam de serem eles a executar esta tarefa.
Para a rega é utilizada mangueira mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas.
Sim. Semanalmente é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules) mas até ao momento não foram registadas o aparecimento de nenhuma praga ou doença.
Não
Não
Esta atividade desenvolveu-se ao longo do ano, uma vez por semana, com a participação de dez alunos que pertencem ao 2º e 3º ciclos. Estes estiveram envolvidos na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa. Os produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa verificando-se que procura foi maior do que a oferta, assim como, as plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, estas foram partilhadas pela comunidade educativa.
Alguns dos produtos hortícolas estão destinados aos funcionários que estiveram diretamente envolvidos na manutenção da estufa e assim evitar o desperdício alimentar.