Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há cerca de 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 50m*

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

as famílias são envolvidas sempre que necessário e possível, não está definida a periodicidade. Este ano ajudaram a recolher sementes e a identifica-las.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças conhecem melhor as plantas que plantamos e cuidamos. Identificam e nomeiam as diversas partes da planta (caule, raiz, folas...) e ficam também com uma ideia de como crescem e dos cuidados necessários a ter com elas. A introdução de alguns alimentos como o grão ou a alface, e a couve, na alimentação das crianças tem sido mais fácil porque são eles que as cultivam, que apanham e preparam para depois comer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é tratada por todos (grupos do pré-escolar) mas a distribuição de tarefas é essencial. Há uma tabela que identifica as diferentes tarefas a fazer na horta e quem as faz.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado sempre com a ajuda das crianças e adultos. As ervas são arrancadas e levadas para o compostor, onde vamos buscar o composto para "adubar a terra sempre que fazemos plantações.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas da horta mas sobretudo com as cascas e restos de legumes e frutas separados na cozinha da instituição.
Todos os dias é depositado no compostor as cascas e aparas de frutas e legumes. A colocação diária destes resíduos é feita por todos : Creche, pré-escolar, Centro de dia e funcionários.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano plantamos alfaces, couves, abóboras e espinafres, grão de bico e tremoços. Mas temos algumas ervas de cheiro como erva principe, alfazema, erva cidreira e hortelã que já crescem na horta há alguns anos e das quais só vamos cuidando. Temos algumas árvores de fruto: uma pereira e um limoeiro. Á volta da escola temos duas oliveiras, uma figueira e algumas nogueiras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da tabela de cuidados da horta, identificam-se os grupos e as regas ou outras atividades na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando vamos cuidar da horta temos o cuidado de averiguar o seu estado e se há bichos ou invasores. este ano só tivemos caracóis que roem os rebentos novos e plantas que estavam a nascer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Como não usamos produtos químicos as crianças perguntaram em casa algumas formas de nos livrarmos dos caracóis, na escola também pesquisámos e fizemos a experiencia: colocamos cinza (trazida das lareiras) á volta da horta fazendo uma pequena barreira. os caracóis não gostaram muito e afastaram-se, mas alguns ainda conseguiram passar, não foi completamente eficaz esta barreira.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira - Anualmente a junta de freguesia organiza uma feira com todas as entidades da freguesia na qual também participamos. Nela procuramos vender alguns produtos da nossa horta sobretudo os saquinhos de chás com as ervas recolhidas da nossa horta. Também temos alguns pés de alfazemas da qual recolhemos a flor e deixamos secar. Depois de seca a alfazema, colocamos em sacos com forma de coração e vendemos na feira "corações de cheirinho".

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confeção de saladas e acompanhamentos - Com alguns produtos recolhidos confecionamos algumas saladas e acompanhamentos para o nosso almoço.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Frequentemente vamos á horta e lá já aprendemos a semear e como se deve regar as plantas, ou como devemos conduzir a água para a rega.
Temos uma tabela mensal para o pré-escolar, que identifica o que cada grupo faz/ ou não faz na horta.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês

Professor coordenador da horta: Idalina Ferreira Rosa