Escola EB1 de Vila Nova de Poiares

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o segundo ano consecutivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Foram convidadas a acompanhar o desenvolvimento da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ficaram espantados com o desenvolvimentos das espécies plantadas e prevê-se a confeção de uma sopa com os legumes colhidos.
Os envolvidos puderam levar alguns legumes para consumo em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos, rotativamente, em grupos, regam e retiram as ervas daninhas sob a supervisão de uma educadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a A.P.P.A. de Vila Nova de Poiares e um utente desta instituição tratou da limpeza e fertilização do canteiro.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e ervas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

batateiro, cenouras, morangueiro, brócolos, couves variadas, salsa, beterraba, alfaces variadas...

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, em grupo, regaram semanalmente ou sempre que necessário os cultivos.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Foram observadas, explicadas e registadas as fases de desenvolvimento das plantas.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1 de Vila Nova de Poiares

Professor coordenador da horta: Alzira Guiomar Nobre