Escola EB1 de Vila Nova de Poiares
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
É o segundo ano consecutivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos
27
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Foram convidadas a acompanhar o desenvolvimento da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos ficaram espantados com o desenvolvimentos das espécies plantadas e prevê-se a confeção de uma sopa com os legumes colhidos.
Os envolvidos puderam levar alguns legumes para consumo em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos, rotativamente, em grupos, regam e retiram as ervas daninhas sob a supervisão de uma educadora.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a A.P.P.A. de Vila Nova de Poiares e um utente desta instituição tratou da limpeza e fertilização do canteiro.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas e ervas secas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
batateiro, cenouras, morangueiro, brócolos, couves variadas, salsa, beterraba, alfaces variadas...
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos, em grupo, regaram semanalmente ou sempre que necessário os cultivos.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foram observadas, explicadas e registadas as fases de desenvolvimento das plantas.