Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 10 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
11
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são convidadas a colaborar através de pedidos de envio de sementes para plantar e
realizando uma colaboração efetiva no campo (trabalhando na terra com os alunos). São envolvidas sempre que solicitadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As turmas que estão a trabalhar diretamente na horta são : uma turma do ensino vocacional e uma
turma da educação especial. Para estes alunos o trabalho na horta é de extrema importância por lhes
facilitar a aquisição de competências necessárias para o resto da vida. Os restantes alunos criam
hábitos de respeito pela natureza e acompanham o crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização da manutenção da horta é feita pela docente da disciplina de jardinagem da turma
Vocacional, pelo jardineiro da escola e pela docente do Ensino Especial. Contamos com a colaboração
de encarregados de educação que voluntariamente se deslocam à escola para ajudarem na
manutenção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado por um auxiliar de ação educativa com a colaboração dos alunos. Utilizam enxadas,
pás, ancinhos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de fruta, cascas de batatas ( os alunos e professores trazem de casa), folhas secas...
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Um pouco de todos os produtos da época, embora em reduzidas quantidades.
Morangos, alfaces, alho francês, alhos, couves, salsa, coentros, favas, ervilhas, batatas, flores.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É recolhida água da chuva que é utilizada pelos alunos para rega com regador, quando esta não é
suficiente recorremos a água da torneira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Articulação com a turma 9 do Jardim de Infância do Meiral
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Venda de produtos na escola, feita semanalmente na sala dos professores e por outros espaços da escola. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT. Toda a comunidade colaborou na compra dos produtos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confeção de sopa feita semanalmente na sala com os legumes apanhados na horta. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Atividade de parceria com os alunos da turma 9 do jardim de Infância do Meiral. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT das respetivas turmas e escolas. Esta atividade realizou-se 3 vezes, uma em cada período.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Este projeto pretende promover a participação de todos os alunos do Centro de Apoio à
Aprendizagem em atividades agrícolas e de jardinagem. Este também visa responder à diversidade
das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através da participação nos
processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Pretendemos uma inclusão educativa
e social, no acesso e sucesso educativo, na autonomia, na estabilidade emocional, bem como na
promoção de igualdade de oportunidades, na preparação para o procedimento de estudos, ou para uma
adequada preparação para a vida profissional.
A criação deste espaço tem como objetivos: Dinamizar espaços exteriores e promover o
contacto com a natureza, experimentando outras formas de aprendizagem;
Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
Fomentar a participação e a convivência entre todos os intervenientes;
Promover a participação em projetos que valorizem a criatividade e a originalidade;
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando para o bem comum,
com vista à construção de um futuro sustentável.
Assumir uma crescente responsabilidade para cuidar de si, dos outros e do ambiente e para se
integrar ativamente na sociedade.
Os jovens que desenvolvem competências na horta sentem-se muito felizes e realizados, por verem o
desenvolvimento das plantas e poderem colher o fruto do seu trabalho.