Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Componente Tecnológica da Formação Profissionalizante - Operador Agrícola e 1.º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas com doação de sementes/plantas e na compra de produtos nas feiras realizadas. Os encarregados de educação da pré têm colaborado na instalação de uma pequena horta vertical.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- divulgação dos benefícios da agricultura biológica através de trabalhos realizados pelos alunos;
- promoção do consumo de produtos biológicos através da venda de produtos;
- desenvolvimento do interesse/curiosidade sobre as práticas da agricultura biológica através das visitas realizadas com os alunos da pré e 1.º ciclo do ensino básico.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada pelos alunos da turma FP - Operador Agrícola nas aulas curriculares de Tecnologias Específicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com recurso a ferramentas manuais (enxada e ancinho). É incorporado o composto produzido no vermicompostor e utilizado o chorume na rega.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No vermicompostor são colocadas semanalmente restos da frutas e legumes do refeitório e papelão picado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Tomate; alface; couve; cenoura; feijão verde; favas.
- Salsa; hortelã; manjericão; arruda; sálvia; sálvia ananás; tomilho; funcho; camomila; oregãos; lavanda.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita recorrendo à água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização de pragas e doenças, semanalmente, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O controle das lesmas e dos caracóis foi feito com armadilhas de latas de atum com cerveja e o controle das lagartas foi feito com a captura direta das pragas e através da pulverização das plantas com infusão de casca de laranja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A feira na escola foi realizada com uma periodicidade quinzenal, embora, algumas vezes, tenha sido condicionada pela disponibilidade de produtos na horta. Os 8 alunos do curso de Operador Agrícola organizaram a feira, desde a colheita dos produtos até à sua venda.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: José Rui Ribeiro de Sousa