Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há quatro anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
45
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Componente Tecnológica da Formação Profissionalizante - Operador Agrícola e 1.º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
28
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas com doação de sementes/plantas e na compra de produtos nas feiras realizadas. Os encarregados de educação da pré têm colaborado na instalação de uma pequena horta vertical.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- divulgação dos benefícios da agricultura biológica através de trabalhos realizados pelos alunos;
- promoção do consumo de produtos biológicos através da venda de produtos;
- desenvolvimento do interesse/curiosidade sobre as práticas da agricultura biológica através das visitas realizadas com os alunos da pré e 1.º ciclo do ensino básico.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos da turma FP - Operador Agrícola nas aulas curriculares de Tecnologias Específicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com recurso a ferramentas manuais (enxada e ancinho). É incorporado o composto produzido no vermicompostor e utilizado o chorume na rega.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No vermicompostor são colocadas semanalmente restos da frutas e legumes do refeitório e papelão picado.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Tomate; alface; couve; cenoura; feijão verde; favas.
- Salsa; hortelã; manjericão; arruda; sálvia; sálvia ananás; tomilho; funcho; camomila; oregãos; lavanda.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita recorrendo à água da rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita monitorização de pragas e doenças, semanalmente, através da observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O controle das lesmas e dos caracóis foi feito com armadilhas de latas de atum com cerveja e o controle das lagartas foi feito com a captura direta das pragas e através da pulverização das plantas com infusão de casca de laranja.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A feira na escola foi realizada com uma periodicidade quinzenal, embora, algumas vezes, tenha sido condicionada pela disponibilidade de produtos na horta. Os 8 alunos do curso de Operador Agrícola organizaram a feira, desde a colheita dos produtos até à sua venda.