Colégio Bissaya Barreto
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Recomeçou este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 6 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Autonomia (1 aluno do 8ºano); ET (turma 8º ano) e EAP 2º ano
3.3. N.º de alunos envolvidos
45
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
Durante 4 meses
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Cuidado com o 1ºlocal escolhido para a germinação das sementes (que se localiza no espaço onde as alunos brincam). Portanto responsabilizá-los pela sua manutenção;
- Incentivar para a prática da agricultura, podendo mostrar aos pais o que se faz na escola;
- Responsabilidade perante as tarefas apresentadas;
- Conhecimento de todos os procedimentos e fases da horta;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Manutenção da horta: regar, arrancar ervas.
- De segunda a quarta-feira - aluno 8ºano;
- De quinta a sexta-feira - alunos do 2ºano;
7. Como é feita a preparação do solo?
- 1ªfase
Horta urbana - germinação em garrafas de água e garrafões com terra;
- 2ª fase
- preparação de um bocado de terreno com cerca de 6m2 para fazer a mobilização das garrafas para a terra;
- 3ª fase
- mobilização da horta urbana para o terreno preparado;
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
couves, alfaces, cebolinho, salsa, abóbora, feijão, oregãos, cebola, cenoura, batata, brocolo, feijão vermelho e feijão verde
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
com regador
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foi feito o controlo de pragas. Apenas retiramos algumas ervas daninhas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os alunos trouxeram informação sobre as sementes e plantas cultivadas e partilharam no local da horta, com todos os colegas, bem como, mostraram fotos das hortas dos avós e outras imagens recolhidas sobre sementeiras.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa Horta Bio
Descrição: Nas aulas de autonomia decidimos fazer uma mini horta.
Primeiro discutimos que forma teria e de que forma a faríamos.
Depois decidimos que será uma horta vertical (horta urbana) e que iremos utilizar material reciclável.
Material necessário:
- Garrafas e garrafões de água vazios;
- Tintas acrílicas;
- Pincéis;
- Ripas de madeira fina;
- Serrote;
- Martelo e pregos;
- Terra;
- Pá;
O que vamos semear: ervas aromáticas: Salsa, orégãos, cebolinho.
O que vamos plantar: couve, alface, flores de época;
Projeto da estrutura:
A nossa horta biológica será colocada junto ao nosso auditório.