Colégio Bissaya Barreto

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Recomeçou este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Autonomia (1 aluno do 8ºano); ET (turma 8º ano) e EAP 2º ano

3.3. N.º de alunos envolvidos

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

Durante 4 meses

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Cuidado com o 1ºlocal escolhido para a germinação das sementes (que se localiza no espaço onde as alunos brincam). Portanto responsabilizá-los pela sua manutenção;
- Incentivar para a prática da agricultura, podendo mostrar aos pais o que se faz na escola;
- Responsabilidade perante as tarefas apresentadas;
- Conhecimento de todos os procedimentos e fases da horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção da horta: regar, arrancar ervas.
- De segunda a quarta-feira - aluno 8ºano;
- De quinta a sexta-feira - alunos do 2ºano;

7. Como é feita a preparação do solo?

- 1ªfase
Horta urbana - germinação em garrafas de água e garrafões com terra;
- 2ª fase
- preparação de um bocado de terreno com cerca de 6m2 para fazer a mobilização das garrafas para a terra;
- 3ª fase
- mobilização da horta urbana para o terreno preparado;

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, alfaces, cebolinho, salsa, abóbora, feijão, oregãos, cebola, cenoura, batata, brocolo, feijão vermelho e feijão verde

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

com regador

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feito o controlo de pragas. Apenas retiramos algumas ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Os alunos trouxeram informação sobre as sementes e plantas cultivadas e partilharam no local da horta, com todos os colegas, bem como, mostraram fotos das hortas dos avós e outras imagens recolhidas sobre sementeiras.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A nossa Horta Bio
Descrição: Nas aulas de autonomia decidimos fazer uma mini horta.
Primeiro discutimos que forma teria e de que forma a faríamos.
Depois decidimos que será uma horta vertical (horta urbana) e que iremos utilizar material reciclável.

Material necessário:
- Garrafas e garrafões de água vazios;
- Tintas acrílicas;
- Pincéis;
- Ripas de madeira fina;
- Serrote;
- Martelo e pregos;
- Terra;
- Pá;
O que vamos semear: ervas aromáticas: Salsa, orégãos, cebolinho.
O que vamos plantar: couve, alface, flores de época;
Projeto da estrutura:
A nossa horta biológica será colocada junto ao nosso auditório.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Maria Rodrigues