Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
5
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos trazem plantas cedidas pelos pais (viveiristas)
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O contacto com a terra torna os alunos mais relaxados e partilham uma vivência mais saudável na natureza.
A horta é vista como um "escape" para os alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos dividem-se por grupos: levantamento dos materiais; recolha de detritos; sacha; plantio e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
Recolha de folhas e sacha do solo.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida e armazenada em bidões.
A rega é feita com recurso aos bidões e a uma torneira de água da rede, ocorrendo da parte da manhã ou no final da tarde (antes dos alunos saírem).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Visualmente e semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Quando aparecem parasitas nas culturas, recorres-e à elaboração e aplicação de xerumes (urtigas/cavalinha).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não