Escola EB 2,3 da Cruz de Pau
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
desde que se participa no projeto
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Tec,Mat,cn
3.3. N.º de alunos envolvidos
54
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Aproximação de alunos com problemas _comportamentais e ou cognitivos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Regime de voluntariado e conforme as situações problemáticas que os professores envolvidos tentam solucionar.
7. Como é feita a preparação do solo?
As atividades são realizadas pelos alunos sempre apoiados pelo docente.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita mas não sistematicamente como os docentes gostariam,
Fazemos o que nos é possível.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como chove de repente que destruiu muita planta ou não chove é complicado considerar que se faz a recolha da água da chuva (aproveitamos o máximo possível,para não haver desperdício).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que possível e quando os alunos solicitam trabalhamos na horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No inicio do ano quando voltaram e verificaram o estado do espaço.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Quando o espaço apareceu destruído. ( a maior tristeza foram ver as favas estragadas.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Ajuda a combater a indisciplina se o aluno permitir a ajuda.