Escola EBI/S Jean Piaget (Viseu)
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Aproximadamente há cerca de 9 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
55 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia, Ciências da Natureza e Clube Eco-Link.
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuem com sementes e produtos para plantação, quando solicitado pela escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Ao contactarem com a horta os alunos e comunidade escolar podem:
- Compreenderem o processo de produção alimentar.
- Distinguirem o modo de produção normal do modo de produção biológico.
- Compreenderem o trabalho envolvido no processo de produção alimentar.
- Ficarem sensibilizados para a importância da preservação das diferentes espécies.
- Contactarem com o trabalho agrícola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Atualmente a responsabilidade de manutenção da horta é do funcionário e professores do clube Eco-Link.
Os alunos participam nas atividades de manutenção durante o horário do clube, de forma voluntária.
Existe um funcionário responsável pela manutenção da horta em permanência e um segundo que participa na manutenção mais esporadicamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização do solo são feitas manualmente com recurso a ferramentas manuais, pelos alunos, professores e funcionários.
A fertilização é realizada aquando da preparação do solo para plantação através da utilização do composto orgânico resultante da compostagem própria e do composto orgânico animal. Este processo é feito também manualmente.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Neste momento a escola possui dois compostores.
Os materiais utilizados são os resultantes das atividades hortícolas (ervas secas, ervas verdes, ramos e folhas secas) e alguns restos alimentares da cantina e bar (restos de frutas, restos de vegetais e borras de café), embora os restos alimentares sejam mais frequentemente aproveitados para a alimentação dos animais de criação.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, Nabiças, Nabos, Girassol, Tomates, Cebolas, Favas, Ervilhas, Pepino, Abóboras, Alfaces, Aromáticas variadas
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada nas horas de menor calor e devido a esse factor este ano está exclusivamente ao cargo de um funcionário, pois este é o único capaz de assegurar a presença na escola nesses horários.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas é realizada no decurso das atividades normais de manutenção da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Cabras anãs, patos, garnizos e pombas.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foram e irão ser utilizados vegetais provenientes da horta na cantina da escola. As abóboras foram utilizadas na confeção de sopa e os restantes vegetais na confeção de acompanhamentos e saladas.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
As aulas na horta acontecem normalmente nas disciplinas de Ciências da Natureza, Geografia e Cidadania.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Temos árvores de fruto associadas à nossa atividade agrícola.